Terra em Foco

Conferência Nacional de Observação da Terra

Informação sobre os workshops/sessões de treino

World Café AtlanticSENSE – Digital Twin Ambiental: Cocriação de um futuro mais resiliente para o seu município

É um agente de mudança? Seja um decisor, técnico, empresário, cientista, ativista ou cidadão preocupado com o futuro do seu território, esta é a sua oportunidade de moldar o futuro da gestão ambiental!

Junte-se a nós neste World Café sobre digital twins ambientais e:

  • Descubra como esta tecnologia inovadora pode transformar a forma como entendemos e agimos sobre os desafios ambientais mais urgentes
  • Influencie diretamente o desenvolvimento da AtlanticSENSE, uma plataforma idealizada para revolucionar a gestão ambiental na sua região
  • Cocrie soluções personalizadas para os desafios ambientais da sua comunidade
  • Partilhe as suas ideias para ajudar a construir um futuro mais sustentável

O que é a AtlanticSENSE?

A AtlanticSENSE é uma réplica digital do seu território, projetada pelo +ATLANTIC para:

  • Prever riscos naturais, como tempestades, inundações e ondas de calor, com maior precisão e a uma escala local sem precedentes
  • Visualizar os impactos das mudanças climáticas e testar diferentes cenários de forma interativa para os bairros e ruas que lhe interessam
  • Empoderar as diferentes partes interessadas para decidirem de forma mais informadas, testarem cenários e desenharem a solução ideal para cada território

Objetivo deste World Café:

  • Dar voz às suas perceções, interesses e prioridades em matéria de gestão de riscos naturais para ajudar o seu município na resposta aos riscos naturais
  • Cocriar uma ferramenta que atenda às suas necessidades específicas de dados e informação e garanta a resiliência do seu território
  • Revolucionar o acesso, o processamento, a visualização e a simulação de cenários sobre problemas ambientais reais

Nunca participou num World Café? Não se preocupe! É uma experiência de aprendizagem e partilha inclusiva e divertida, que permite a todos – do maior especialista ao mero curioso – contribuir ativamente com opiniões individuais para a construção de uma visão comum.

Data: 13 de setembro de 2024
Hora: 14h00 às 16h30

W1: Análise espacial de imagens Sentinel-2 em R

Responsável: Marcelo Silva
Instituição: Universidade de Évora

Língua do curso: PT

Conteúdos:
Atividade estruturada em três blocos fundamentais à extração de conhecimento das imagens de satélite através do R:
i) Aquisição e pré-processamento da imagem; ii) Análise exploratória dos dados espaciais e espectrais; e iii) Métodos de redução de dados e aprendizagem automática, com interpretação dos resultados.

i) Acesso ao Copernicus Browser e download de uma imagem de satélite, contextualizando os critérios de seleção das imagens. As imagens Sentinel-2 a utilizar na sessão, assim como outros ficheiros necessários estarão disponíveis via GitHub. Criação de um script em R para ler ficheiros vetoriais e rasters multibanda, e explorar os parâmetros fundamentais da imagem. O pré-processamento considera ainda o sistema de coordenadas, a harmonização das bandas espectrais, o recorte da imagem para uma área de interesse e a criação de valores de corte que ocultem pixéis acima ou abaixo do valor considerado.
ii) Cálculo de índices de bandas, como o índice da vegetação ou o índice do ferro, essenciais à caracterização dos materiais, designadamente infraestruturas, áreas de vegetação, e diferentes tipos de rocha ou solo. Criação de imagens compósitas, ou mapas de falsa cor, que ajudam a realçar diferentes respostas espectrais. Estatística descritiva dos dados, e desenho de perfis espectrais dos diferentes materiais.
iii) Métodos de redução de dados, nomeadamente na Análise de Componentes Principais, e algoritmos de aprendizagem automática não-supervisionado (K-Means) e supervisionado (Random Forest) para classificação e demonstração da utilidade dos métodos em estudos de áreas remotas.
Está reservado um período de reflexão sobre a atividade no final da sessão, na qual serão discutidas questões, métodos alternativos e aplicações do trabalho.

Duração: 1h30
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 20

Softwares e equipamentos necessários para a formação: Computador com RStudio instalado disponibilizado, poderá levar o seu próprio computador.

Requisitos ou conhecimentos prévios necessários para participar no workshop:
Esta sessão prática aborda temas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e de programação, é esperado que os participantes possuam algumas noções básicas sobre a terminologia utilizada, apesar de não ser impeditiva à sua participação.

W2: Mapas de deformação inSAR

Responsável: Joaquim João Sousa
Instituição: UTAD
Posição: Professor Associado

Língua do curso: PT

Conteúdos:
O objetivo deste tutorial é fornecer a utilizadores de deteção remota instruções passo a passo sobre o processamento interferométrico para estimar/monitorizar deformação da superfície terrestre. Terá a seguinte estrutura:

  • Breve apresentação do InSAR
  • Preparação dos dados
  • Correção das órbitas e alinhamento das imagens
  • Criação, filtragem e desenrolamento de interferogramas
  • Correções do terreno
  • Visualização das deformações
  • Exportação para kml

Duração: 1h30
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 20

Softwares e equipamentos necessários para a formação: SNAP (https://step.esa.int/main/download/snap-download/) – será disponibilizado

Requisitos ou conhecimentos prévios necessários para participar no workshop: n/a

W3: CDSE part I – Visualising EO data using Sentinel Hub APIs in Copernicus Data Space Ecosystem

Responsible person: William Ray
Institution: Sinergise Solutions GmbH
Position: Remote Sensing Engineer

Language of the training session: EN

Contents:
This two-part training will focus on a wildfire that occurred in the municipality of Odemira, southern Portugal in August 2023. Over the course of the two trainings we will detect, visualise and analyse the wildfire burn scar as well as the landscape’s recovery post event.

In the first part of the two-part training session, you will learn the basics of using the Sentinel Hub APIs in the Copernicus Data Space Ecosystem. In this session we will focus on:

  • Setting up your credentials and accessing cloud resources on the Copernicus Data Space Ecosystem Jupyter Lab.
  • Search for Copernicus Mission data using CDSE and Sentinel Hub APIs.
  • Visualise Sentinel-2 imagery and introduce the concept of custom scripts.

Duration: 1h
Minimum number of participants: 10
Maximum number of participants: 25

Software and equipment needed for the training: n/a

Requirements or prior knowledge needed to take part in the workshop:

  • Basic programming knowledge e.g. Python
  • This session is tailored to first time users of Sentinel Hub APIs.

W4: Introduction to cloud native data and STAC

Responsible: Olaf Veerman
Institution: Development Seed

Language of the training session: EN

Contents:
An unprecedented amount of planetary data is being produced on a daily basis. With new missions and satellites being launched by space agencies and the ‘new space’ sector, with more in-situ data being collected, the amount of new data is ever increasing.

The technology to make sense of this data at scale is evolving quickly as well. Cloud optimized data in particular is changing the paradigm of how data scientists find, retrieve and process large amounts of data. In this practical session, you’ll get hands-on experience with a number of tools that move away from traditional methods involving download and local processing, to more efficient workflows on the cloud.

The hands-on workshop will cover a primer on this shift in data storage, delivery and analysis. This is a practical session. Participants will have access to a pre-configured Jupyter notebook environment, and can follow along throughout the workshop. The rough outline:

  • A brief introduction to Cloud Optimized and Analysis Ready Data – core concepts, new paradigms and why it matters
  • How to work with STAC – data exploration through STAC browser, API access to catalogs, working with raster and vector
  • How to leverage Jupyter environment for advanced data science and visualizations

Duration: 1h00
Minimum number of participants: n/a
Maximum number of participants: 25

Software and equipment needed for the training: Computer with internet access (provided)

Requirements or prior knowledge needed to take part in the workshop: Basic notions of geospatial data science and python will make it easier to follow along.

W5: Como encontrar oportunidades de negócio em organizações internacionais multilaterais

Responsável: Inês Jácome
Instituição: AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal
Posição: Área das Multilaterais da AICEP, Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI-MF)

Língua do workshop: PT

Conteúdos: 
Portugal participa em diversas organizações multilaterais internacionais, União Europeia, Nações Unidas, Bancos de Desenvolvimento e Big Science. Saiba quais e como aceder às oportunidades que estas multilaterais geram, se está interessado em expandir horizontes.

As multilaterais são:

1) Os principais financiadores mundiais;
2) Centros de conhecimento e catalisadores das melhores práticas e tecnologias, como a aplicação da observação da terra.

Existem várias oportunidades e programas, e não apenas da União Europeia, que promovem e valorizam a utilização de dados de satélite de observação da terra.

Por exemplo, para a promoção de desenvolvimento sustentável, os dados de satélite têm hoje aplicações que vão desde a prevenção e mitigação dos efeitos das alterações climáticas e desastres naturais até à gestão e manutenção de recursos (hídricos, energia e transportes, etc), passando pela prestação de serviços de construção de infraestruturas.

Neste workshop vamos explorar e exemplificar como empresas e entidades de toda cadeia de valor da Observação da Terra podem aceder às oportunidades destas organizações:

  • Principais Organizações e Países de Operação
  • Principais tipologias de oportunidades
  • Plataformas de Acesso às Oportunidades
  • Casos práticos / exemplificação

Duração: 1h30
Número mínimo de participantes: 5
Número máximo de participantes:  25

Softwares e equipamentos necessários para a formação: computador com acesso à internet será fornecido

Requisitos ou conhecimentos prévios necessários para participar no workshop: Interesse em saber mais sobre as atividades das organizações internacionais multilaterais de aplicação dos dados de Observação da Terra e como aceder às oportunidades geradas por essas organizações, desde prestação de bens e serviços a financiamento.

W6: Redução do impacto das ondas de calor através de soluções baseadas na natureza

Responsável: Ana Rola, Estefânia Ramos, Loukas Katikas, Alexandros Pantazis
Instituição: CITEUC; National and Technical University of Athens; Ellinogermaniki Agogi; NUCLIO; Universidade de Coimbra
Posição: Investigadores

Língua da formação: PT

Conteúdos:
As ondas de calor ocorrem quando num intervalo de, pelo menos, 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior em 5 °C ao valor médio diário no período de referência (Peterson, et al., 2001). Nas últimas décadas estas têm vindo a aumentar em frequência e intensidade em grande parte devido às alterações climáticas globais, pelo que urge mitigar, tanto a nível local e global os seus impactes. Nas cidades, o efeito de ilha de calor pode ser reduzido através do melhoramento das infraestruturas urbanas, do aumento das áreas verdes e da criação de espaços de sombra (Soluções Baseadas na Natureza – SBN).
Os dados do Sentinel-2, o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN) e o Índice de Humidade, serão combinados com o Radiómetro de Temperatura da Superfície do Mar e da Terra do Sentinel-3, com recurso ao EO Browser, para identificar regiões de risco acrescido ao nível das cidades. O Google Earth e o Google Maps serão utilizados como ferramenta de mapeamento, permitindo que os participantes criem e imprimam mapas personalizados de zonas específicas, com o objetivo de marcar e analisar locais específicos para potenciais intervenções SBN.
Objetivo geral: propor soluções para contextos reais, através de processos de participação ativa, cocriação e verificação, a fim de dotar os diferentes atores de competências para a tomada de decisões mais fundamentadas para a redução dos impactes das ondas de calor.
Objetivos específicos: avaliar o impacte que diferentes SBN têm na redução do efeito de ilha de calor nas cidades, analisar SBN para zonas mais afetadas pelas ondas de calor e estimar os custos de implementação dessas SBN.

Duração: 1h30
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 20

Softwares necessários para a formação: Google Earth, Google Maps

Requisitos ou conhecimentos prévios necessários para participar no workshop: n/a

W7: CDSE part II – Analysing EO data using Sentinel Hub APIs in Copernicus Data Space Ecosystem

Responsible person: William Ray
Institution: Sinergise Solutions GmbH
Position: Remote Sensing Engineer

Language of the training session: EN

Contents:
This two-part training will focus on a wildfire that occurred in the municipality of Odemira, southern Portugal in August 2023. Over the course of the two trainings we will detect, visualise and analyse the wildfire burn scar as well as the landscape’s recovery post event.

In the second part of this two-part training session, you will learn how to use the Sentinel Hub APIs in the Copernicus Data Space Ecosystem for more advanced analysis. In this session we will focus on:

  • Delineating the burn scar of the wildfire.
  • Monitor the recovery of the burn scar both visually and statistically.

Duration: 1h
Minimum number of participants: 10
Maximum number of participants: 25

Software and equipment needed for the training: n/a

Requirements or prior knowledge needed to take part in the workshop:

  • Basic programming knowledge e.g. Python
  • Either preexisting knowledge of Sentinel Hub APIs or attendance of the first part of the training.

W8: ArcGIS Pro – STAC e análises multidimensionais

Responsável: Pedro Freitas
Instituição: Esri Portugal
Posição: GIS Consultant

Língua da formação: PT

Conteúdos:

  • Apresentação do Sistema ArcGIS
  • Casos de uso
  • Acesso a Terabytes de dados espaciais no ArcGIS Pro – STAC
  • Raster Functions
  • Séries de Tempo
  • Estatísticas Zonais
  • Aplicações Web para exploração de imagem

Duração: 1h30
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 20

Softwares e equipamentos necessários para a formação:

Requisitos ou conhecimentos prévios necessários para participar no workshop:

  • Conhecimento de utilização do windows na perspetiva do utilizador
  • Conhecimentos básicos de deteção remota e satélites passivos
  • Conhecimentos básicos de cálculo de variáveis biofísicas utilizando imagens multiespectrais