Portugal Space e CNES mostram costas
portuguesa e francesa em Guimarães

Iniciativa conjunta da Agência Espacial Portuguesa e do Centre National d'Études Spatiales - CNES acontece no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022. Mais de 20 imagens de satélite das costas dos dois países poderão ser vistas
nas ruas de Guimarães a partir da próxima segunda-feira, 14 de março.

À boleia das imagens captadas pelos satélites GEOSAT-2, da portuguesa Geosat, e Pléiades, do CNES, a exposição “As costas francesa e portuguesa sob o olhar dos satélites” permite uma viagem por 22 pontos geográficos. Os painéis mostram, a partir do espaço, a beleza e peculiaridade de locais como Peniche, Aveiro, Mont Saint-Michel ou La Camargue, mas também Guimarães e Bordéus, as duas cidades que acolherão a exposição no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.   

A exposição será inaugurada na cidade vimaranense na próxima segunda-feira, dia 14 de março. Os 22 painéis com imagens de satélite estarão expostos ao ar livre, na Plataforma das Artes e da Criatividade, até ao dia 10 de maio. Pelo meio, a 4 de abril, Bordéus fará a inauguração da mesma exposição, cumprindo o propósito da Temporada Cruzada: uma troca cultural e científica contínua e recíproca entre Portugal e França. A organização da exposição está a cargo da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e do Centre National d’Études Spatiales – CNES. Em Portugal, a exposição conta com o apoio do Município de Guimarães. 

“Para a Agência Espacial Portuguesa, faz todo o sentido  abraçar esta iniciativa em articulação com o CNES. A aposta nas potencialidades dos serviços de observação da Terra é crítica na estratégia Portugal Espaço 2030: queremos promover a utilização de dados de observação da Terra por parte de empresas e investigadores portugueses para que, assim, se criem as circunstâncias necessárias para o desenvolvimento de aplicações que estejam ao serviço da sociedade”, explica o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde.   

Já a gestora dos projetos educativos da Agência Espacial Portuguesa, Marta Gonçalves, nota que os dados e as imagens de satélite permitem, também, “estudar o impacto das ações humanas e das alterações climáticas no meio ambiente”. Marta Gonçalves, responsável pelos projetos da Portugal Space ligados à Temporada Cruzada, explica que “nesta exposição cada painel contém, além da imagem, um pequeno texto descritivo e explicativo sobre o local em questão. Para isso, contamos com a ajuda de investigadores de várias universidades e centros de investigação portugueses, que escreveram sobre os desafios que aquelas paisagens enfrentam”, acrescenta.   

Além disso, quem visitar a exposição e quiser ficar a saber mais sobre qualquer um dos locais ilustrados nos 22 painéis poderá fazê-lo através dos QR Codes presentes nos painéis, que redirecionam os mais curiosos para uma página informativa.   

Para o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, a proposta da Agência Espacial Portuguesa e do CNES para que a exposição tivesse lugar em Guimarães é um sinal claro de que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da sustentabilidade ambiental e da aposta no sistema científico não tem passado despercebido. Domingos Bragança lembra que, brevemente, a cidade terá uma nova oferta académica, com a entrada em funcionamento do curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho. Uma nova oferta educativa que, segundo o Presidente da Câmara, reforçará a aposta no conhecimento na área espacial e na ciência dos dados, e que reforçará o estatuto de Guimarães como “Cidade Universitária”. 

A exposição “As costas francesa e portuguesa sob o olhar dos satélites” é um dos projetos conjuntos da Portugal Space e do CNES ao longo desta temporada, que se estende até outubro de 2022. Recentemente, as duas agências espaciais inauguraram o percurso do Spatiobus, um autocarro que, até 25 de Março, leva o Espaço a oito cidades do interior português.  

Autor
Portugal Space
Data
10 de Março, 2022