Catálogo Espacial

Indústria

O ecossistema espacial português é dinâmico e diverso: de start-ups a grandes empresas, muitas com provas dadas nos mercados internacionais.

© Thomas Pesquet

A sua empresa trabalha parcial ou integralmente para o setor Espacial?

Empresas

A Active Space Technologies opera nos setores espacial, aeronáutico, nuclear e automóvel, oferecendo sistemas eletromecânicos personalizados para o espaço e ambientes extremamente severos, nomeadamente mecanismos, atuadores e reguladores de energia solar.

 

A Afipre – Ferramentas de Corte é um fabricante que desenvolve e produz ferramentas de corte especiais de alta precisão para a indústria metalúrgica, oferecendo aos seus clientes uma vasta gama de soluções personalizáveis e inovadoras.

 

A Corticeira Amorim investiga, desenvolve e fabrica soluções de compósitos de cortiça sustentáveis e de elevada performance para diversas aplicações em múltiplas indústrias tais como, aeroespacial, automóvel, vedantes e juntas, indústria da energia, construção, entre outras. A matéria-prima é 100% natural, o que permite promover uma economia circular e sustentável em todas as fases do processo industrial.

 

A BLUECOVER é uma companhia especializada em serviços de geolocalização que fornece soluções baseadas em tecnologia de rastreamento em tempo real para empresas aeroespaciais, de vigilância e desportivas. Presta também serviços de consultoria em IoT e tecnologias Espaciais incluindo o EGNOS, Galileo e Copernicus.

 

O CEiiA é um centro de engenharia e desenvolvimento de produtos que promove o desenvolvimento de tecnologias, produtos e sistemas, concebidos, produzidos e operados a partir de Portugal, no âmbito das indústrias automóvel, dee mobilidade urbana, aeronáutica, oceânica e espacial.

 

A CyBELE fornece inteligência geoespacial para apoiar a gestão de casos ambientais. Aplicando engenharia de Observação da Terra, ciências da computação e perícia jurídica permite a análise de dados únicos para avaliar e monitorizar riscos ou danos ambientais.

 

A D-Orbit foca-se em soluções que abrangem todo o ciclo de vida de uma missão espacial, incluindo análise e design da missão, projeto, fabricação, integração, testes, lançamento, controlo de missão e desativação no fim de vida.

 

Fundada em 1948, a Efacec é o maior grupo português no campo elétrico, presente em diversos países e exportando para todos os continentes. A Efacec está focada no desenvolvimento de produtos e sistemas para setores infra-estruturais tais como, Energia, Ambiente, Indústria, Transportes, Mobilidade Elétrica e Espaço.

 

A Eptune Engineering é uma eempreesa orientada para o produto, dedicada ao desenvolvimento de novas soluções para as indústrias Espacial e Eólica.

 

A EVOLEO Technologies é especialista na conceção de sistemas eletrónicos, eletromecânicos e de software; design, construção e integração de soluções computacionais embebidas; monitorização, processamento de dados, software de inteligência integrada e em integração vertical de sistemas para soluções de tamanho pequeno/médio.

 

A FHP trabalha maioritariamente para a indústria espacial em atividades de engenharia mecânica, fornecendo sistemas de isolamento térmico, componentes mecânicos em metal e materiais compósitos, equipamentos especiais de apoio à montagem de satélites e estruturas desdobráveis.

 

A Ilex Space tem como objetivo proporcionar uma visão holística das missões espaciais, à medida que o Espaço é cada vez mais parte das nossas vidas. A Ilex Space está focada em ajudar empresas do “Novo Espaço”, bem como os players já estabelecidos na indústria, a desenvolverem os seus negócios, que florescerão no espaço no futuro.

 

A Localista.tech é uma empresa na área das Tecnologias de Informação que fornece serviços e produtos geoespaciais inovadores para o setor imobiliário, cidades inteligentes, transportes e turismo. Voltada para corretores imobiliários que desejem aumentar a taxa de conversão de quem procura casa através de uma estratégia online-to-offline.

 

A trabalhar no sector do Espaço desde 2020, a Lusospace é uma empresa de engenharia de alta tecnologia que trabalha em sistemas altamente críticos, projetando, desenvolvendo, integrando e testando componentes e tecnologias avançadas e inovadores.

 

A MATEREO alia engenharia de pontes com Inteligência Artificial (IA) e dados InSAR (radar interferométrico de abertura sintética), para o dimensionamento de sistemas de monitorização da integridade estrutural de pontes e viadutos, melhorando a segurança e a otimização de manutenção.

 

A Omnidea é uma empresa ligada aos setores Aeroespacial e Energia, focada na propulsão para satélites e foguetes, integração de plataformas aeroespaciais e sistemas de energia, e tecnologias avançadas de fabricação.

 

A Present Technologies é uma empresa focada na inovação com mais de 20 anos de história a fornecer soluções para empresas, internet e soluções de mobilidade, comprometida com a inovação através da utilização de investigação e tecnologia de ponta.

 

A Sintersa projeta, fabrica e fornece componentes e sistemas de interconexão elétrica para aplicações profissionais em ambientes severos, oferecendo soluções personalizadas em componentes, produção e montagem no local.

 

A Space Ballistics capitaliza as tecnologias e o conhecimento desenvolvido no Laboratório de Plasmas Hipersónicos focando-se em tecnologias de entrada atmosférica, desenvolvendo protótipos tecnológicos e serviços de engenharia numa base do laboratório para mercado.

 

A Space Layer Technologies é uma startup incubada no Instituto Pedro Nunes, desde 2015, promovida pelo ESA-Business Incubation Center Portugal. Desenvolve soluções baseadas em Observação da Terra para diversas áreas: proteção civil, construção ilegal, imobiliária, monitorização de estradas, turismo e infraestruturas.

 

A Spin.Works desenvolve mecanismos não-explosivos, sistemas computacionais baseados na visão e sistemas de Orientação, Navegação e Controlo e Sistemas de Controlo de Altitude e Órbita (GNC/AOCS) tradicionais bem como, instrumentos óticos com processamento a bordo. Também atua como como prestador de serviços em aplicações de deteção remota de satélite e drone/UAV.

 

A Stratosphere foi criada sobre o legado da Critical Materials. Com uma ampla experiência em aplicações críticas avançadas de materiais e estruturas, a companhia mantém o mesmo ADN disruptivo e redefine o seu foco tornando-se um fornecedor global líder em Sistemas Ciberfísicos Avançados.

 

A Tesselo utiliza imagens espaciais aumentadas com Inteligência Artificial (IA), aproveitando os dados de livre acesso para produzir inteligência espacial para a gestão de recursos naturais e mitigação de riscos climáticos. Fornece serviços automatizados de monitorização de ativos em escala em quatro setores: silvicultura, infraestruturas, seguros e planeamento urbano.

 

Fundada em 2007, a UbiWhere tem um desejo inato de mudar o mundo e focada-se na Investigação, Desenvolvimento e Inovação de soluções baseadas em software nas áreas de Cidades Inteligentes, Telecomunicações e Internet do Futuro, e Novas Tecnologias, visando melhorar a vida de todos.

 

A AeroSpacefy é uma empresa de engenharia aeroespacial, criada através de um spin-off da brasileira Orbital Engenharia. Com 20 anos de experiência em sistemas espaciais, a AeroSpacefy tem um portefólio alargado, fornecendo serviços e produtos relacionados com o Espaço.

 

Agroinsider utiliza sensores remotos para monitorizar e inspeccionar diferentes unidades geográficas (de metros quadrados a quilometros quadrados), com diferentes objetos de estudo (de terrenos agrícolas a espécies invasoras em massas de água), com vista a melhorar o resultado na agronomia, ambiente e biodiversidade.

 

A BEEVERYCREATIVE desenvolve e comercializa tecnologia de impressão 3D, começando pelo design do seu próprio portefólio comercial, composto por impressoras 3D inovadoras e multipremiadas, reconhecidas pela sua fiabilidade e usabilidade. A BEEVC também projeta e desenvolve projetos especiais a pedido.

 

A Bold Robotics tem como objetivo a transformação de investigação e tecnologias de última geração em realidade. A sua missão é criar impacto na sociedade e no ambiente, levando a um mundo melhor onde a tecnologia responda às nossas necessidades.

 

A Critical Software é uma empresa de tecnologia que fornece sistemas e serviços de software para aplicações de segurança, missão e negócios críticos, nos setores do Espaço, ferrovia, energia e telecomunicações, entre outros.

 

A DEIMOS Engenharia é uma empresa de engenharia de sistemas Espaciais que fornece soluções avançadas de design e sistemas espaciais “chave na mão” desde 2002. A DEIMOS Engenharia é uma companhia do Grupo DEIMOS, o ramo tecnológico da ELECNOR.

 

A EDISOFT tem uma longa experiência no desenvolvimento e integração de sistemas nos domínios da Defesa e Segurança, incluindo Sistemas Navais e Segurança Marítima, e oferece produtos e serviços ao mercado tais como, Sistemas Espaciais, Gestão de Tráfego Aéreo, Telecomunicações e Cibersegurança.

 

A Engenhotec desenvolve produtos e sistemas de engenharia competitivos a nível global, para além damaquinação de protótipos e moldes de alta precisão, dispositivos, impressão de metal 3D e acabamento de alta precisão.

 

A ESA Space Solutions Portugal centra-se nas entidades nacionais que procuram apoio no contexto de atividades relacionadas com espaço/ESA. Gere as atividades de downstream da ESA em Portugal, oferecendo também apoio personalizado na área de consultoria da ESA e apoio customizado à gestão de projetos.

 

A Eye2Map é uma start-up jovem e dinâmica focada na prestação de mapeamento aéreo, processamento de imagem e informação geográfica recorrendo a técnicas de deteção remota e fotocartografia, aplicados ao ambiente e engenharia.

 

A GMV é um grupo empresarial tecnológico que oferece soluções, serviços e produtos nos mais diversos setores: aeronáutico, banca e finanças, Espaço, defesa, saúde, cibersegurança, sistemas de transporte inteligentes, automóvel, telecomunicações e TI.

 

O ISQ está presente em toda a cadeia de fornecimento espacial e já interagiu com a maioria dos principais actores europeus no sector. A montante da cadeia de abastecimento, o ISQ tem um historial de actividades de I&D de hardware espacial até ao TRL6. O ISQ é a única entidade portuguesa com uma equipa permanente no Centro Espacial Europeu, em Kourou. A jusante, o ISQ desenvolve serviços de Observação da Terra visando a monitorização de infra-estruturas e avaliação de recursos minerais, para os nossos clientes industriais.

 

A K1 DIGITAL é uma companhia de Transformação Digital focada na integração de tecnologias da 4.ª revolução industrial, baseada numa plataforma de Inteligência Artificial de Observação da Terra, automatismos inteligentes de processos e interfaces de mobilidade, entre outras.

 

A LC Technologies fornece designs topo de gama de rádio frequência (RF) até ondas milimétricas e conhecimentos de engenharia, desde módulos especializados personalizados até instrumentos científicos completos, para laboratórios de investigação e para a indústria. Cobrindo desde ondas RF até às ondas milimétricas e sub-milimétricas que visam os mercados de pesquisa e espaço.

 

A ML Analytics projeta algoritmos de Inteligência Artificial para modelar, extrair e agir sobre o conhecimento escondido nos dados. Projeta, desenvolve e implementa projetos SoA de análise de dados, data science e machine learning.

 

A OPTIMAL tem como missão fornecer soluções integradas, desde o design até à fabricação de produtos de gama alta. Compreendendo toda a cadeia desde o conceito, design, análise, fabrico, montagem e teste até à integração do produto.

 

Ricardo & Barbosa foca-se no fabrico de ferramentas de alta precisão para as indústrias Automóvel, Eletrónica, Aeronáutica e Petróleo & Gás. Sendo especializada em Design de Ferramentas & Fabricação, maquinação de alta precisão, tratamentos de superfície e Sub-Assemblies, produz em todo o tipo de materiais.

 

Com 25 anos de experiência no setor das telecomunicações, a Sinuta foca-se na produção de equipamento de comunicações por satélite, tendo clientes por todo o mundo.

 

A Space Engineer é uma companhia que desenvolve compósitos protetores de impacto para absorver e dissipar embates de detritos a alta velocidade.

 

A missão da SpaceWay é inspirar, ensinar e conectar a nova geração de exploradores, aspirando a construir capacidade nacional entre os estudantes e profissionais, bem como, desenvolver tecnologias inovadoras na área dos pequenos satélites e astrodinâmica.

 

A TEKEVER Space desenvolve subsistemas flexíveis inter-satélites e de comunicação terrestre e desenha, produz e opera satélites e constelações, almejando a providenciar serviços de monitorização e vigilância marítimos baseados no espaço.

 

A THEIA foca-se no desenvolvimento de um sistema de monitorização para locais arqueológicos e paisagens culturais através de dados de satélites. Cria ainda conteúdo digital 3D, incluindo digitalização laser, modelação 3D e fotogrametria digital aplicada a paisagens, edifícios e património histórico.

 

Valispace é uma ferramenta de gestão digital para dados de engenharia dinâmicos, que dá suporte a operações de dados gerenciados, que ajudam a otimizar o desenvolvimento de produtos por toda a organização e permitem abordagens mais simples à engenharia de hardware.