Portugal Space e ELEVEN unem-se para pôr os portugueses a olhar para o céu

Projeto da ELEVEN contou com o apoio da Agência Espacial Portuguesa. Fãs de futebol podem apadrinhar estrelas da constelação ELEVEN que, na realidade, poderá ser vista nos céus no dia da final da UEFA Champions League.

A Agência Espacial Portuguesa juntou-se à ELEVEN no projeto Constelação ELEVEN, que junta os astros portugueses do futebol às estrelas do céu. O objetivo da parceria é estimular o interesse dos fãs de futebol — e da população geral — pela astronomia, numa associação entre as estrelas do futebol e os astros que iluminam os céus.  

Para a cadeia de canais televisivos desportivos, “a associação entre a astronomia e o homem é histórica: as estrelas fizeram parte de práticas religiosas, foram auxiliares de navegação e, sobretudo, têm alimentado a curiosidade do ser humano desde há muitos milhares de anos. Assim, “a ligação entre futebol e astronomia é, para a ELEVEN, lógica”.  

Por essa razão, surgiu o projeto Constelação ELEVEN, disponível online, constituída por 10 estrelas simbolicamente associadas a um número igual de jogadores de futebol. A título de exemplo, Cristiano Ronaldo apadrinha a estrela Polaris, a mais brilhante da constelação da Ursa Menor e uma das mais conhecidas a nível global.  

Qualquer português tem a oportunidade de apadrinhar uma estrela, bastando para isso inscrever-se no site da ELEVEN dedicado ao projeto. Os clientes ELEVEN ou aqueles que subscreverem o canal no momento poderão ainda habilitar-se a ver os astros do futebol europeu de perto na final da UEFA Champions League, que terá lugar em Paris. Nas redes sociais da ELEVEN, serão também atribuídos diversos prémios até à partida final. 

A constelação será, na realidade, visível em Portugal no dia da final da UEFA Champions League, que acontece a 28 de maio de 2022.  

Poucas pessoas terão consciência que apenas conseguem assistir a um jogo de futebol porque existem satélites que transmitem a informação, ou que se podem pedir uma pizza pelo telemóvel para acompanhar a partida é porque temos satélites de posicionamento [GPS]. É graças ao Espaço, que vivemos as nossas vidas desta forma”, considera o Presidente da Agência Espacial Portuguesa Portugal Space, Ricardo Conde.   

É, por isso, com satisfação que estreitamos esta relação e nos unimos à ELEVEN para pôr os portugueses a ver estrelas.  Acreditamos que esta ligação será um importante instrumento para despertar ou consolidar o interesse dos mais variados públicos com o céu e que o sintam como um lugar de expressão humana, onde a tecnologia espacial contribui para o nosso bem-estar e para o cuidado do planeta e que possam partir daqui para um futuro ligado às atividades espaciais“, acrescenta Ricardo Conde.  

Já o Diretor de Marketing, Comunicação e Parcerias da ELEVEN Portugal, Nuno Filipe Miranda, destaca que a Constelação ELEVEN é uma forma de “homenagear as as estrelas do futebol português e dar a possibilidade a todos os fãs deste desporto de se unirem na mesma galáxia de aficionados pela bola.  

Com esta parceria, a Portugal Space e a ELEVEN procuram abrir portas para muitos outros projetos que possam surgir ligados às atividades espaciais, porque Desporto e Ciência podem estar ligados.  

Autor
Portugal Space
Data
28 de Abril, 2022