Portugal Space e LNEG promovem utilização do Copernicus no setor energético português
Evento está agendado para o dia 13 de maio e acontecerá no LNEG, em Alfragide, e contará com sessões informativas e práticas, bem como uma sessão de matchmaking.
A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, em conjunto com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), promove o evento Copernicus para o setor Energético em Portugal. A ação está marcada para o dia 13 de Maio de 2022, no Campus de Alfragide do LNEG, em Lisboa.
O seminário, que acontece no âmbito das atividades financiadas pelo Acordo-Quadro da Parceria para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores (FPCUP*), procura responder a desafios das entidades relacionadas com o setor da Energia em Portugal através da observação da Terra e em interação entre as entidades públicas e do sector privado.
“O objetivo da ação é também promover a utilização do programa Copernicus por diferentes utilizadores finais, sempre em coerência com as áreas-chave prioritárias em Portugal. Neste caso, falamos do setor energético, mas teremos ações para outros setores no futuro tais como as cidades inteligentes”, antecipa Sofia Souto, responsável pelos projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa.
Ao longo de um dia, serão abordadas várias vertentes que relacionam a observação da Terra ao setor energético. Também se darão a conhecer as necessidades do setor energético em Portugal, bem como casos de estudo de sucesso da indústria e da academia nacionais, numa sessão moderada por Lídia Quental, do LNEG. A conferência conta ainda com uma sessão de matchmaking, que procura estimular o networking entre diferentes partes interessadas e propulsar negócios para um novo nível.
O evento contará ainda com sessões práticas e informativas, que darão aos participantes da conferência as ferramentas e conteúdos necessários para utilizar os serviços do programa de observação da Terra Europeu: “Uma vez que também temos como objetivo alertar as entidades privadas e públicas para as potencialidades dos dados e serviços Copernicus, promovemos estas sessões mais práticas para que as partes interessadas vejam a aplicabilidade destes serviços. Desta forma, aproximamo-los muito mais do programa Copernicus.”
Assim, estas sessões tocam em pontos do setor energético diversificados — mas sempre com a observação da Terra como ponto central — como a energia renovável, gestão de risco e operações no setor energético ou as aplicações para energia renovável offshore.
Consulte a agenda do evento aqui.
*Este evento realiza-se no âmbito do Acordo-Quadro de Parceria Caroline Herschel da União Europeia para a adoção do Copernicus pelos utilizadores sob o acordo de subvenção nº FPA 275 / G / GRO / COPE / 17 /10042, projeto FPCUP (Framework Partnership Agreement on Copernicus User Uptake), Ação nº 3, Copernicus Events for Business Innovation in Portugal, contrato SGA n.º 13.