Sustentabilidade do Espaço para a sustentabilidade da Terra na 5.ª Edição da New Space Atlantic Summit
Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space reúne especialistas nacionais e internacionais na Universidade de Aveiro, a 9 de junho, para promover
o diálogo sobre as novas tecnologias, novos serviços e soluções inovadoras baseados no espaço.
A Agência Espacial Portuguesa organiza a 5.ª edição da New Space Atlantic Summit, uma conferência que já assumiu ser um evento-chave para a promoção das tecnologias do Espaço. Sob o lema Making Space for a Sustainable Earth, a edição deste ano, que se realiza a 9 de junho na Universidade de Aveiro (Anfiteatro Carlos Borrego), dará especial atenção às tendências, às novas tecnologias, aos novos serviços e a soluções inovadoras em toda a cadeia de valor do setor espacial.
“Numa altura em que se reconhece a urgência de garantir a sustentabilidade das operações espaciais, Portugal quer assumir um papel protagonista num dos maiores desafios que alguma vez se colocou ao setor, a sustentabilidade das atividades espaciais”, afirma o presidente da Agência Espacial Portuguesa. Ricardo Conde sustenta que “Portugal tem vindo a contribuir ativamente nos fóruns próprios para o debate e sensibilização sobre o problema do lixo espacial e da necessidade de uma coordenação global na Gestão do Tráfego Espacial, procurando simultaneamente promover a criação de novas capacidades científicas e industriais, baseadas no conhecimento e na tecnologia, com base nacional”.
A temática da sustentabilidade será abordada nas suas várias vertentes, em particular pelos Desafios da Gestão Global do Tráfego Espacial, tendo como orador principal sobre esta temática Moriba Jah, professor associado na Universidade do Texas – Austin, ambientalista espacial e cofundador da Privateer. O painel que se seguirá junta Chiara Manfletti, diretora de operações da Neuraspace, Luc Piguet, presidente da ClearSpace, Natália Archinard, subdiretora de Educação, Ciência, Transporte e Espaço no Departamento Federal de Negócios Estrangeiros suíço, e Stewart Bain, CEO da NorthStar Earth and Space.
A edição de 2022 da New Space Atlantic Summit terá ainda entre os oradores principais nomes como Jean-Yves Le Gall, ex-presidente da agência espacial francesa (CNES), Augusto Gonzalez, do departamento de Inovação e Outreach da DG DEFIS (Comissão Europeia) e Carlos Zorrinho, Deputado no Parlamento Europeu e membro efetivo da Comissão de Indústria, Investigação e Energia (ITRE).
A sustentabilidade está ainda dependente da capacidade de desenvolvimento e inovação de novos materiais e de novos processos de produção em órbita. Este painel contará com a presença da CEO da BeeVeryCreative, Aurora Baptista, o diretor de inovação da Amorim Cork Composites, Eduardo Soares, o presidente da SpaceEngineer, Nelson Oliveira, e Rui Curado da Silva, investigador do LIP.
Relacionada com esta temática, serão ainda debatidas as perspetivas da chamada nova economia do Espaço, com a presença de Luca Rossettini, presidente da D-Orbit, Luís Gomes, presidente da AAC Clyde Space e Rebecca van Burken, gestora da Voyager Space, bem como Francisco Vilhena da Cunha, da GEOSAT. Um painel que será precedido pela intervenção de Raphael Roettgen, Managing Partner na E2MC Ventures.
A 5.ª edição da New Space Atlantic Summit versará ainda sobre um dos temas que tem preenchido os palcos europeus: a Conectividade Segura a partir de infraestruturas de terra e do Espaço, abordando as necessidades e a forma como o Espaço apresenta soluções inovadoras, como a perspetiva das comunicações quânticas, em particular a distribuição de chaves quânticas. Integram este diálogo Jorge Teles, do Gabinete Nacional de Segurança, Yasser Omar, professor do Técnico Lisboa, Xaviear Bertrán, vice-presidente europeu da SES e Ivo Vieira, coordenador do segmento espaço da AED e Armando Nolasco Pinto, professor da Universidade de Aveiro.
Por fim, e porque é de futuro que falamos quando debatemos sustentabilidade, o encontro irá abordar a importância da Educação para o Espaço e das atividades de divulgação. Numa altura em que se perspetivam novos cursos de Engenharia Aeroespacial em universidades portuguesas, o coordenador da nova licenciatura de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Aveiro, Nuno Borges de Carvalho, senta-se com Aline Veloso, da Agência Espacial Brasileira, Ana Noronha, diretora do Ciência Viva, Edson Oliveira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Miguel Gonçalves, comentador de Ciência na RTP, para discutir o futuro da divulgação das ciências espaciais, o aparecimento de novos cursos e a aposta da Agência Espacial Portuguesa em atividades que promovam a participação dos estudantes.
A 5.ª edição da New Space Atlantic Summit irá decorrer no Anfiteatro Carlos Borrego, na Universidade de Aveiro, sendo a participação gratuita, mas sujeita a registo no site da conferência, em newspaceatlanticsummit.com.