Abertas as inscrições para a segunda edição do
Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia

Nova edição da iniciativa da Agência Espacial Portuguesa desafia os jovens portugueses a flutuar como astronautas num voo de gravidade zero. Inscrições encerram dia 10 de março.  

A segunda edição da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, foi oficialmente lançada esta segunda-feira, 30 de janeiro, em Beja. O voo de gravidade zero está marcado para a 3 de setembro na Base Aérea n.º 11, da Força Aérea Portuguesa. As candidaturas à competição estão abertas até 10 de março e podem ser submetidas em www.zerogportugal.pt, onde pode ainda ser consultado o regulamento 

Na sessão de lançamento, que aconteceu na Escola Secundária Diogo de Gouveia, o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, lembrou que o Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia é “uma “iniciativa extraordinária dedicada àquilo que é a inspiração do Espaço”. Tanto que, como revelou na sessão, inspirou e serviu “de exemplo para toda a Europa”: “Vários países têm estado em contacto com Agência Espacial Portuguesa para aprenderem com a experiência nacional no sentido de fazer uma parceria alargada e uma competição europeia”.  

Marisa Saturnino, vereadora com o pelouro da Educação, Desporto e Juventude na Câmara Municipal de Beja, referiu o êxito da iniciativa como motivo maior para o “reforço da parceria” entre a autarquia alentejana e a Agência. “O Zero-G Portugal lançou o desafio às entidades parceiras para desenvolverem encontros com a ciência e atividades científicas, experiências e boas práticas nas escolas do nosso território educativo. Para o município de Beja, é uma honra voltar a associar-se a esta iniciativa”, afirmou.  

A sessão, que reuniu algumas dezenas de estudantes de Beja, contou ainda com a presença de 10 dos 31 primeiros finalistas do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, que partilharam as suas experiências ao longo de vários meses, desde a primeira fase da iniciativa ao voo parabólico.  

Após a sessão de lançamento, a gestora de projetos educativos da Agência Espacial Portuguesa, Marta Gonçalves, perspetivou, para a nova edição da competição, “um número muito maior de candidaturas”. “Estamos confiantes de que iremos ultrapassar o número alcançado em 2022. A acontecer, provará que a aposta contínua da Agência Espacial Portuguesa em projetos educativos está a dar frutos e, mais do que isso, que os jovens se interessam pelo Espaço. Essa é sempre a nossa maior missão”, afirmou. 

A iniciativa permite que os 30 finalistas experimentem, a bordo de um voo de gravidade zero, a sensação sentida pelos astronautas que vivem no espaço. A primeira edição contou com a colaboração da Força Aérea Portuguesa e da Câmara Municipal de Beja, mas também da Ciência Viva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e contribuiu de forma significativa para o reconhecimento do espaço como um setor de futuro, uma área de excelência do conhecimento e da tecnologia e uma inspiração para os jovens nas áreas dos STEAM.  

Ao Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia podem candidatar-se jovens inscritos no ensino básico ou secundário português, que tenham entre 14 e 18 anos à altura do voo parabólico, marcado para 3 de setembro. A competição emula o processo de seleção de astronautas levado a cabo por agências internacionais, estando organizada em quatro fases eliminatórias que avaliarão diversas valências dos candidatos, com testes lógicos, físicos e momentos que põem à prova a sua capacidade de comunicação.  

 

Autor
Portugal Space
Data
31 de Janeiro, 2023