Programa InCubed aberto às empresas portuguesas

As empresas nacionais já se podem candidatar aos apoios do programa InCubed da ESA voltado para a inovação industrial no segmento de Observação da Terra. Novas datas-limite disponíveis para consulta.

Próximas datas-limites: 2 de fevereiro de 2024; 28 de junho de 2024; 31 de janeiro de 2025.

O programa Investing in Industrial Innovation (InCubed) da Agência Espacial Europeia (ESA) que prevê o cofinanciamento de projetos de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que recorrem a dados de Observação da Terra (OT), e que sejam comercialmente viáveis, está agora disponível para as empresas portuguesas.

Os projetos a concurso podem incluir atividades em qualquer área da cadeia de valor de OT, que vai desde a construção de satélites até ao desenvolvimento de novas aplicações, incluindo a criação de novos modelos de negócio ligados à Observação da Terra.

“A Observação da Terra e todas as suas potencialidades são uma peça central da Estratégia Nacional para o Espaço, pelo que esperamos receber muitas propostas que respondam às necessidades nacionais identificadas na estratégia”, afirma Carolina Sá, responsável pelos projetos de Observação da Terra na Agência Espacial Portuguesa.

As empresas nacionais poderão apresentar candidatura em qualquer altura do ano na plataforma da ESA dedicada ao InCubed, no entanto, as candidaturas serão avaliadas anualmente apenas em dois períodos . Em 2023, a primeira avaliação decorreu em Julho e a segunda em Setembro. Em 2024, as avaliações decorrerão em Janeiro e Junho, e em 2025, em Janeiro.

 

 

“A Agência Espacial Portuguesa acredita que esta oportunidade de financiamento para produtos e serviços inovadores dará um impulso fundamental ao ecossistema nacional de Observação da Terra”, acrescenta Carolina Sá.

Para cada período de avaliação haverá um dia dedicado (pitch-day) para a apresentação das ideias a concurso. A avaliação das propostas será feita em conjunto pela equipa InCubed da ESA e os membros da Agência Espacial Portuguesa, que irão avaliar e selecionar as melhores ideias de acordo com critérios como a credibilidade do caso de negócio, a viabilidade técnica, a ligação do projeto à observação da Terra e a experiência e capacidade técnica da equipa.

 

Para informação mais detalhada sobre todo o procedimento do concurso consulte o regulamento.

Autor
Portugal Space
Data
17 de Maio, 2023