Futuro da Economia Espacial em destaque na 7.ª edição da New Space Atlantic Summit

Conferência da Agência Espacial Portuguesa volta a reunir líderes nacionais e internacionais em Lisboa, a 7 de junho.
Os registos estão abertos até ao dia 31 de maio.

Registe-se

À sétima edição, a New Space Atlantic Summit volta para estimular o debate em torno do futuro do setor espacial. Marcada para o dia 7 de junho, na Agência Europeia para a Segurança Marítima (EMSA na sigla inglesa), a conferência servirá de ponto de encontro para o ecossistema espacial nacional e internacional, através da presença de líderes portugueses e mundiais, de especialistas e também de jovens estudantes.  

Ouvir as gerações futuras, as suas perspetivas e opiniões é uma das linhas que marcam a edição deste ano da New Space Atlantic Summit, que tem como tema o Futuro da Economia Espacial. Para Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, “os atores do setor espacial têm a responsabilidade de olhar para o futuro de uma forma inovadora, mas também sustentável”. Por isso, acrescenta, “é importante ouvir os mais jovens, porque serão eles os futuros atores deste setor”.  

Assim, a New Space Atlantic Summit abre com o painel “Perspetivas de Educação Espacial”, que reúne estudantes, representantes de instituições de ensino superior e empresas. A sessão contará com as participações de Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Luca Rossetini, CEO da D-Orbit, Mara Caeiro, partner na QR Consulting, Mariana Carvalho, presidente da Associação de Estudantes de Engenharia Aerospacial do Instituto Superior Técnico, e Maria Neto, finalista da edição de 2022 do Astronauta por um Dia e estudante de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Aveiro.  

Mantendo a tónica do futuro, o painel “Tecnologia Espacial e Inovação” estimulará o debate sobre o que tem vindo a ser desenvolvido pelas empresas e start-up do setor espacial. Olhando para o contexto português e europeu, o painel juntará Stella Tkatchova, responsável pelo programa de Sistemas Espaciais do Conselho Europeu de Inovação, Sebastian Klauss, CEO da ATMOS, Arthur Jordão, diretor executivo da Europe Startup Nations Alliance, e João Montenegro, empreendedor e um dos vencedores do concurso de design de fatos de astronauta que a ESA promoveu em 2023 

A segunda parte do dia colocará em debate os novos portos espaciais europeus e a forma como estas infraestruturas irão contribuir para o chamado New Space reforçando a capacidade de comercialização das operações espaciais. O painel sobre “O Papel dos Novos Portos Espaciais Europeus”, incluirá a presença das principais iniciativas, bem como de Inês d’Ávila, gestora de programas de Segurança e Transporte Espacial na Agência Espacial Portuguesa.  

O dia encerra com uma conversa sobre o tópico que pauta toda a conferência: “O Futuro da Economia Espacial”. Neste painel, Ricardo Conde será acompanhado por Simonetta di Pippo, astrofísica e ex-diretora da UNOOSA, Rui Semide, Filipe Duarte Santos, professor universitário com importantes contribuições para o estudo das alterações climáticas e desenvolvimento sustentável, e Rui Semide, CEO da Entangled.  

O presidente da Agência Espacial Portuguesa antevê uma edição “mais dinâmica e com mais espaço para debates”: “Alargamos a duração dos painéis porque sentimos que é necessário estimular a troca de impressões entre oradores e participantes em cada sessão.”  

Além disso, a New Space Atlantic Summit procura ainda dar palco a setores de conhecimento não-espaciais, mas com importante interligação à temática. Estão, por isso, confirmadas intervenções por parte de Rita Sá Machado, diretora-geral da Saúde, e Ana Santos Pinto, professora universitária e especialista em Ciência Política, duas das personalidades que fazem parte do recém-criado Conselho de Orientação e Estratégia da Agência Espacial Portuguesa.  

Os registos para a 7.ª New Space Atlantic Summit estão abertos até ao dia 31 de maio. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.  

Autor
Portugal Space
Data
17 de Maio, 2024