EuRoC 2024: entre 25 equipas pré-selecionadas,
nove são estreantes
Competição organizada pela Agência Espacial Portuguesa regressa em outubro a Ponte de Sor e ao Campo Militar de Santa Margarida,
em Constância. Há uma nova equipa portuguesa na lista de pré-seleção, a Porto Space Team.
À quinta edição, o European Rocketry Challenge (EuRoC) volta a apontar as expectativas ao topo. Ao todo, foram pré-selecionadas para a competição 25 equipas europeias, que tem regresso marcado para os municípios de Ponte de Sor e Constância, na zona centro de Portugal, entre 9 e 15 de outubro. Organizado e promovido pela Agência Espacial Portuguesa, o EuRoC teve a sua primeira edição em 2020, com um total de seis equipas.
Este ano, a competição acolhe vários regressos, mas também um número expressivo de estreias – são praticamente um quarto do total. A equipa ULAS HiPR (University of Limerick Aeronautical Society High-Powered Rocketry), por exemplo, torna-se, em 2024, na primeira equipa irlandesa a garantir a pré-seleção para o EuRoC.
Há ainda duas novas equipas provenientes da Noruega — a USN Horizon e a Ignite UiT —, assim como uma estreante da Dinamarca, a Als Rocketry Club. O mesmo se aplica a duas das três equipas espanholas pré-selecionadas para o EuRoC 2024: os BiSKY Team, que assistiram à primeira edição do EuRoC, e os LEEM (Laboratorio para Experimentación en el Espacio y Microgravedad). O contingente espanhol fica completo com os repetentes STAR (Student Team for Aerospace and Rocketry).
Austríacos ASTG, campeões do EuRoC 2023, estão de volta à competição. © Agência Espacial Portuguesa/ Atelier Obscura
Voltando as atenções para Portugal, assinala-se a estreia da Porto Space Team (da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), enquanto os Rocket Experiment Division (RED), do Instituto Superior Técnico, voltam a garantir o apuramento para o EuRoC. A primeira equipa portuguesa de rocketry a lançar o seu foguete na competição voltará a tentar vencer o EuRoC Award, depois de dois anos consecutivos na segunda posição na tabela de classificação geral.
“É muito positivo ver que há uma nova equipa portuguesa pré-selecionada para o EuRoC deste ano. É a quarta a conseguir o apuramento”, aponta Marta Gonçalves, uma das gestoras de projeto do EuRoC na Agência Espacial Portuguesa. “Há cada vez mais equipas de várias universidades, portuguesas e não só, a formarem-se para se candidatarem ao EuRoC. Isto mostra que a participação nesta competição é um objetivo que move os estudantes, inspirando-os e tornando-os mais capazes. Com o EuRoC, temos alunos mais motivados e teremos profissionais mais bem preparados”, acrescenta.
Inês d’Ávila, cogestora do EuRoC, responsável pelos projetos de Segurança e Transporte Espacial na Agência Espacial Portuguesa, considera que a edição deste ano “será de consolidação, depois de vários anos de crescimento”. “Temos 25 equipas pré-selecionadas e o nosso grande objetivo é que todas elas estejam prontas para lançar e que sejamos capazes de atingir o nível de eficácia mais elevado da história da competição. Queremos equipas mais bem preparadas, com mais arrojo técnico, que prezem a segurança e que não descurem da inovação. Não é fácil, mas o nível de exigência, na quinta edição, é maior”, aponta.
Reino Unido é o país mais representado
Ainda na senda das estreias, regista-se a primeira participação dos italianos ICARUS PoliTo DART, do Instituto Politécnico de Turim — a mesma escola dos já experientes PoliTo Rocket Team. De Itália regressam ainda os campeões da edição de 2022 do EuRoC, os Skyward Experiment Division, que apesar de selecionados em 2023, falharam o lançamento do seu rocket. Por falar em campeões, regista-se ainda a participação dos vencedores do Prémio EuRoC do ano passado, os austríacos Aerospace Team Graz. Do mesmo país regressam ainda os TU Wien Space Team.
O país mais representado na edição deste ano do EuRoC é o Reino Unido, com quatro equipas em competição. Os estreantes Project Sunride, de Sheffield, estarão acompanhados por conterrâneos bastante experientes: os ICRL (Imperial College London Rocketry), HyPower Bristol e Bath Rocket Team.
A Alemanha volta a fazer-se representar pelos WARR Rocketry e os TU Darmstadt Space Technology, pela primeira vez em competição. Já da vizinha Polónia repetem-se as participações dos PoliWRocket e dos AGH Space Systems. Os suecos AESIR também foram pré-selecionados, assim como húngaros BME Suborbitals. A lista fecha com os Delft Aerospace, dos Países Baixos.
Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, entende que o EuRoC “contribui para que Portugal continue o seu caminho de afirmação como país tecnológico, moderno e empreendedor, e que é capaz de mostrar que há espaço para os seus jovens crescerem”.
O aeródromo de Ponte de Sor, nos dias 9 e 10 de outubro, receberá as equipas concorrentes, que se instalarão no paddock, o local de preparação dos seus projetos. Os lançamentos acontecem de 11 a 14 de outubro, no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância. O dia 15 de outubro está reservado para a cerimónia de encerramento e entrega de prémios.