Conheça a evolução do setor espacial em Portugal desde 2019
A Agência Espacial Portuguesa dá a conhecer a evolução do setor espaço desde 2019 e prepara estudo para avaliar o impacto socioeconómico do setor espacial, analisando políticas públicas, parcerias internacionais e estratégias para fortalecer o posicionamento de Portugal no setor espacial europeu.
A Agência Espacial Portuguesa vai realizar um estudo aprofundado sobre o impacto socioeconómico das políticas públicas para o setor espacial dos últimos anos, com particular foco na participação de Portugal organizações nas organizações internacionais ligadas ao Espaço em particular na Agência Espacial Europeia, Observatório Europeu do Sul e SKAO, entre outras.
O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento do setor desde 2019, data de criação da Agência, e identificar os caminhos a seguir a partir do próximo ano, com base na Estratégia Nacional para o Espaço – Portugal Space 2030.
O estudo, que pretende ser uma radiografia detalhada do setor espacial nacional, vai incluir dados e estatísticas atualizados, assim como uma análise crítica dos eixos estratégicos que devem ser reforçados para garantir a competitividade e sustentabilidade do setor. Os resultados servirão de base para os decisores políticos definirem as áreas prioritárias de intervenção, visando posicionar Portugal na vanguarda do desenvolvimento espacial europeu.
O documento terá por base uma análise preliminar já realizada pela própria Agência que demonstra um crescimento significativo do setor nos últimos cinco anos. De acordo com os dados recolhidos, houve um aumento de 43% do número de empresas ligadas ao Espaço entre 2019 e 2023, perfazendo um total de 90. As informações obtidas revelam ainda que as receitas operacionais terão atingido os 121 milhões de euros em 2023, com 77 milhões de euros provenientes de áreas excluindo as telecomunicações por satélite, um aumento de 65% em relação a 2019.
Estes e outros dados foram partilhados pela Agência durante o evento Diálogos sobre a Evolução do Setor Espacial em Portugal, que teve lugar a 13 de Dezembro no Teatro Thalia, em Lisboa. Com a presença de cerca de uma centena de profissionais do ecossistema, a Agência procurou debater o progresso alcançado desde 2019 e ouvir os responsáveis da indústria, academia e centros de investigação sobre as propostas que irão moldar o futuro. Em causa está a preparação da Cimeira Ministerial da ESA, que se realiza em Novembro de 2025, mas também numa possível evolução dos Eixos da Estratégia Nacional para o Espaço.
A apresentação realizada durante o evento pode ser consultada aqui.