Inscrições abertas para a quarta edição
do Astronauta por um Dia

As inscrições à primeira fase da competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa decorrem até 2 de março.
Os 30 finalistas voam a 21 de setembro deste ano.

A Agência Espacial Portuguesa volta a dar a 30 jovens estudantes do sistema de ensino português a oportunidade de flutuarem como astronautas, num voo de gravidade zero. A quarta edição do programa nacional Astronauta por um Dia arranca esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, com a abertura do período de candidaturas. Até ao dia 2 de março, estudantes do ensino básico e secundário, com idades entre os 14 e os 18 anos, podem submeter as candidaturas no site oficial da iniciativa.

Desde o lançamento do programa, em 2022, a iniciativa já envolveu 91 jovens, que foram escolhidos através de um processo de seleção que simula os métodos de recrutamento de astronautas. Este ano, o formato mantém-se: a primeira fase exige o envio de informações gerais e de contacto, assim como um vídeo de motivação com um máximo de 45 segundos. Serão selecionados 250 candidatos para uma segunda fase, que avaliará as capacidades de memória, velocidade e raciocínio espacial dos concorrentes. Apenas 100 passarão à terceira etapa, composta por uma prova de aptidão física. Destes, 50 serão chamados para uma entrevista e, por fim, 30 finalistas participarão no voo, após aprovação num exame médico.

Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, realça o impacto crescente do programa: “Com três edições realizadas, temos agora 91 embaixadores do Astronauta por um Dia, que partilham as suas experiências por todo o país, inspirando novos candidatos.” Exemplo disso é o evento marcado para 2 de fevereiro, às 15 horas, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, que juntará à conversa cinco alunos da Região de Aveiro que foram finalistas nas três edições da iniciativa.

“No ano passado, registámos um recorde de 634 candidaturas, e esperamos continuar a crescer, garantindo, mais uma vez, uma representação de todas as regiões de Portugal”, acrescenta Hugo Costa, lembrando que em 2024 a iniciativa alargou o seu impacto geográfico, recebendo pela primeira vez candidaturas e finalistas dos distritos de Castelo Branco e Viana do Castelo, assim como da Região Autónoma da Madeira. “Mas vamos continuar a apontar baterias a Bragança e a Portalegre, os únicos distritos nacionais de onde nunca recebemos finalistas”, completa o diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa.

Marta Gonçalves, gestora dos programas de Educação e Ciência, sublinha a importância de promover as oportunidades do Espaço junto dos mais novos: “Queremos mostrar que o Espaço é acessível e que está mais próximo do que o que parece. É para todos, e o processo de seleção reflete isso mesmo: os finalistas distinguem-se por serem polivalentes e não apenas excelentes alunos em determinadas disciplinas.”

O Astronauta por um Dia continuará a contar com a colaboração da Ciência Viva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Para mais informações, consulte o site oficial, onde estão disponíveis o regulamento e o formulário de inscrição.

Autor
Portugal Space
Data
23 de Janeiro, 2025