InCubed para os Municípios: Sessão virtual apresenta oportunidades de financiamento
A Agência Espacial Portuguesa vai realizar um webinar sobre o concurso ESA InCubed Portugal - OT para os Municípios, que tem 1,5 milhões de euros para cofinanciar o desenvolvimento de soluções que contribuam para a modernização das cidades portuguesas.
O concurso ESA InCubed Portugal – Observação da Terra para os Municípios, integrado no programa InCubed (Investing in Industrial Innovation) da Agência Espacial Europeia (ESA), tem 1,5 milhões de euros para cofinanciar o desenvolvimento de soluções que contribuam para a modernização das cidades portuguesas, beneficiem as comunidades locais e promovam o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis em Portugal.
As regras do concurso, assim como os critérios de elegibilidade e os requisitos técnicos dos projetos serão dados a conhecer numa sessão informativa, marcada para dia 3 de março, às 14h00. A gestora de programas de Observação da Terra (OT) da Agência Espacial Portuguesa, Carolina Sá, e pelo Gestor de Projeto de Sistemas de Observação da Terra da ESA, Iñigo Alonso, estarão também disponíveis para esclarecer as dúvidas dos participantes.
A inscrição na sessão exige um registo prévio na Comunidade de Tecnologias Espaciais na plataforma B2Match, criada em parceria com o AED Cluster Portugal, que será formalmente lançada durante o webinar. Por agora, esta comunidade virtual, está a promover o encontro entre diferentes atores do setor de Observação da Terra e os municípios, pensando na formação de parcerias para a call do InCubed. Contudo, a Agência e o AED Cluster Portugal querem alargar a abrangência da plataforma, que deverá evoluir para uma verdadeira comunidade de encontro dos setores espaço e não-espaço, incluindo áreas como agricultura, gestão ambiental, segurança, transportes e urbanismo, onde as tecnologias espaciais podem ter aplicações diretas e impactantes. Agora e no futuro, a comunidade promoverá a colaboração entre empresas, centros de investigação e entidades municipais, ajudando a identificar soluções inovadoras e a fortalecer o ecossistema nacional do espaço.
“Ao longo do último ano, percorremos diversas regiões do continente e ilhas para dar a conhecer a Observação da Terrae as suas potencialidades de aplicação aos municípios. Durante essas interações foi possível identificar um conjunto desafios específicos das cidades portuguesas que nos permitiram criar uma lista de temáticas, que não sendo exaustiva, permite às empresas saber quais os problemas que devem abordar”, refere Carolina Sá, gestora de programas de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa. Através deste concurso, a Agência pretende identificar projetos que explorem o potencial de dados de OT para resolver desafios específicos das cidades, em áreas como gestão e monitorização ambiental (nomeadamente qualidade do ar e da água, gestão de resíduos e alterações climáticas), planeamento urbano sustentável, gestão de emergências, monitorização de infraestruturas, entre outros, incluindo soluções de integração de dados e visualização para apoio à tomada de decisão.
As propostas podem ser submetidas até 2 de Junho de 2025, através da plataforma OSIP, havendo dois períodos de avaliação, 12 de Março e 2 de Junho 2025.Os projetos selecionados poderão beneficiar de financiamento e suporte técnico para desenvolver e implementar as suas ideias.

Calendário da call ESA InCubed Portugal – Observação da Terra para os Municípios
