Açores recebem antestreia de “O Espaço Entre Nós” com Andreas Mogensen

A Agência Espacial Portuguesa associa-se ao realizador de “José e Pilar” e “O Labirinto da Saudade” para a antestreia nacional, na ilha de Santa Maria, do filme “O Espaço entre nós”, um retrato do astronauta dinamarquês Andreas Mogensen, que acompanha a preparação da primeira missão do astronauta ao comando da Estação Espacial Internacional.

O Atlântida Cine, em Vila do Porto, nos Açores, recebe a 20 de setembro, às 21h00, a antestreia do filme “O Espaço Entre Nós” (The Space Between Us), documentário realizado por Miguel Gonçalves Mendes e centrado na primeira missão do astronauta Andreas Mogensen na Estação Espacial Internacional, em 2015. A sessão de antestreia, aberta à comunidade e com entrada livre, integra-se na programação da fase final da iniciativa Astronauta por um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa.

O astronauta dinamarquês, que estudou Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, vai responder a questões do público sobre a sua experiência de viver e trabalhar no espaço. Andreas Mogensen estará também nos Açores para acompanhar o voo parabólico dos 30 finalistas do Astronauta por um Dia, a 21 de Setembro.

“Levar a antestreia de  “O Espaço Entre Nós” a Santa Maria é um símbolo do papel que atribuímos à Agência Espacial Portuguesa: ligar diferentes domínios do conhecimento, da ciência e da cultura, integrando a arte num diálogo que aproxima as pessoas do Espaço e do seu potencial transformador”, afirma Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.

“O Espaço Entre Nós” é o primeiro filme a ser exibido do projeto cinematográfico “O Sentido da Vida”, uma odisseia de mais de 10 anos de filmagens que culminou em nove longas-metragens (que serão distribuídas pela NOS Cinemas) entre as quais se encontra o filme principal “O Sentido da Vida” e uma série ambos para a RTP.

O filme principal conta a história de Giovane Brisotto, um jovem brasileiro portador de uma doença rara e incurável, de origem portuguesa, disseminada pelos cinco continentes na época das grandes navegações. Em busca do sentido da vida, Giovane replica a rota em que a doença se espalhou, há 500 anos, e cruza-se com sete figuras públicas que o guiam. Uma delas é o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen.

“O projecto assenta num caleidoscópio de personagens contemporâneas que nos convidam a refletir sobre o que faz de nós, humanos, seres singulares”, diz o realizador Miguel Gonçalves Mendes.

O “Sentido da Vida” conta ainda com as participações do escritor português Valter Hugo Mãe, do advogado de direitos humanos Baltasar Garzón, da artista plástica japonesa Mariko Mori, do compositor islandês Hilmar Örn Hilmarsson, e das políticas brasileiras Marina Silva e Dilma – oito personalidades de dimensão internacional que assumem o papel de espelho e de arquétipos da humanidade pela forma como lidam com a arte, a ciência, a espiritualidade, a justiça universal e o futuro.

A ante-estreia do filme “O Espaço Entre Nós” e a conversa com o astronauta Andreas Mogensen conta com o apoio do Museu de Santa Maria, que se associou à iniciativa.

Autor
Agência Espacial Portuguesa
Data
1 de Agosto, 2025