Abertas candidaturas para a escolha do/a novo/a presidente da Portugal Space

Está aberto o concurso internacional para escolher o/a futuro/a presidente da Agência Espacial Portuguesa. A escolha será conduzida por um comité de seleção que integra a ex-presidente da Portugal Space, o ex-presidente da FCT e o presidente do Air Centre.

A Portugal Space lança hoje o concurso internacional para a escolha do/a terceiro/a presidente da Agência Espacial Portuguesa, com a publicação do regulamento de admissão e a abertura formal do período de candidaturas. O processo acontece depois da saída da primeira presidente, Chiara Manfletti, e numa altura em que a agência é liderada interinamente por Ricardo Conde.

Os potenciais interessados em liderar o organismo responsável pela implementação da estratégia Portugal Espaço 2030 devem enviar as suas candidaturas para selection@ptspace.pt até 31 de janeiro de 2021.

O/A futuro/a presidente da Agência Espacial Portuguesa deverá ter capacidade de trabalhar em ambientes institucionais complexos em Portugal e a nível internacional. É exigida comprovada experiência internacional e visão estratégica, bem como conhecimento na gestão e angariação de fundos internacionais e capacidade para desempenhar a função de acordo com os princípios e objetivos definidos na estratégia Portugal Espaço 2030.

Apoiado/a pelos membros executivos da direção da Portugal Space, o/a presidente será responsável pela manutenção de uma política de inovação atualizada para o setor espacial em Portugal, cabendo-lhe ainda a representação portuguesa no Programa Espacial da União Europeia, bem como em todas as áreas relacionados com o setor espacial no quadro europeu, nomeadamente na Agência Europeia do Sistema Global de Navegação por Satélite (GSA), futura Agência Europeia para o Programa Espacial (EUSPA). O/A presidente da Portugal Space será por inerência chefe da delegação portuguesa na Agência Espacial Europeia (ESA), no Observatório Europeu do Sul (ESO) e na direção do Telescópio Solar Europeu.

A escolha do/a futuro/a líder da Portugal Space será conduzida por um comité de seleção de que fazem parte Paulo Ferrão, ex-presidente da Fundação para Ciência e Tecnologia, um dos membros fundadores da Agência Espacial Portuguesa, Miguel Bello, presidente do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – Air Centre, e a ex e primeira presidente da Agência Espacial Portuguesa, Chiara Manfletti.

As regras do concurso, que podem ser consultadas na página oficial da agência na internet,  preveem ainda que a comissão de seleção possa recorrer ao aconselhamento de José Manuel Freitas, da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, membro fundador da Portugal Space, de Zita Martins, especialista em biologia espacial e professora no Instituto Superior Técnico, e José Manuel Mendonça, professor de Engenharia Industrial no Faculdade de Engenharia do Porto.

Autor
Portugal Space
Data
19 de Outubro, 2020