2.ª edição do AI Moonshot Challenge observa a Terra, mas também o Espaço

A 2.ª edição do AI Moonshot Challenge, competição internacional que promove a aplicação de inteligência artificial a dados de satélite, foi lançada esta quinta-feira na Web Summit. As candidaturas para projetos sob o lema A Sustainable Space for a Sustainable Earth
estarão abertas até maio de 2022.

Quando o AI Moonshot Challenge se estreou em 2019, o mote foi encontrar soluções para a monitorização do lixo (em particular o plástico) nos oceanos. Em 2021, a competição internacional, organizada pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e pela Unbabel Labs, continua a focar-se na Terra, mas olha agora também para o Espaço. Com o lema A Sustainable Space for a Sustainable Earth, a 2.ª edição do AI Moonshot Challenge foi lançada esta quinta-feira, 4 de novembro, no último dia da Web Summit.  

Mais abrangente, a segunda edição do AI Moonshot Challenge continua a querer explorar o potencial da Inteligência Artificial (AI na sigla inglesa para Artificial Intelligence) e dos dados de satélites como ferramentas para o desenvolvimento de soluções inovadoras em resposta a problemas complexos globais, incluindo desafios decorrentes das alterações climáticas.  

Em 2021, o AI Moonshot Challenge propõe três grandes áreas temáticas: Monitorização do território e preservação dos recursos terrestres focando o desenvolvimento de uma sociedade livre de emissões de carbono; Oceanos sustentáveis; e Detritos espaciais. Um prémio de investigação, num total até 500 mil euros, será atribuído ao(s) projecto(s) vencedor(es), a desenvolver e a implementar em Portugal.  

Em simultâneo com a apresentação desta nova edição, foi também aberto o período de submissão de candidaturas, que decorre até final de maio de 2022. As propostas serão avaliadas entre junho e outubro desse mesmo ano. As equipas finalistas terão a oportunidade de fazer um pitch durante a edição de 2022 da Web Summit, altura em que será conhecido o vencedor ou vencedores da competição.  

Organizado pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e pela Unbabel Labs, o AI Moonshot Challenge só é possível com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Agência Nacional de Inovação (ANI), a parceria da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Web Summit e a colaboração da Direção-Geral do Território – DGT, do eBUPi – Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, da GeoSAT e do AIR Centre.    

 

Espaço, Terra e Inteligência Artificial: que relação?

No dia-a-dia, muitos são os serviços que beneficiam da tecnologia espacial Observação da Terra: facilitam a mobilidade urbana através dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), além de permitirem prever o estado do tempo, gerir recursos como água potável, monitorizar fogos florestais ou otimizar a atividade agrícola de forma sustentável, por exemplo. Tudo isto é possível a partir de uma infraestrutura de satélites que geram grandes quantidades de dados. O leque de possibilidades alarga-se com os desenvolvimentos mais recentes da Inteligência Artificial, o que a posicionam como uma tecnologia fulcral para traduzir estes dados em informação útil que, por sua vez, é aplicada em situações do quotidiano.  

Contudo, é necessário assegurar que o acesso ao Espaço e a utilização dos dados de satélites são realizados de forma sustentável — principalmente quando se assiste ao aumento contínuo da quantidade de lixo espacial.  

É por isso que, este ano, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e a Unbabel Labs continuam à procura das melhores soluções que usem a Inteligência Artificial como veículo para a resolução de problemas globais focando a sustentabilidade dos recursos, não só na Terra, mas também no Espaço. Este tema é um ponto central na actividade da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, como é a Segurança Espacial, principalmente no que diz respeito à Meteorologia Espacial e Detritos e Limpeza Espacial.  

 Assim, o AI Moonshot Challenge procura ideias inovadoras para:  

– Espaço Sustentável: como pode a Inteligência Artificial contribuir para gerir e monitorizar detritos espaciais? Há pelo menos 700 mil pedaços de detritos a orbitar a terra, que representam uma ameaça para os ativos espaciais, podendo comprometer missões futuras e serviços presentes. Aqui, procuram-se ideias sobre o uso da IA para a prevenção de colisões e a redução do lixo espacial.  

– Terra Sustentável: Como utilizar a IA e dados de satélite para desenvolver soluções para mapear e monitorizar o território e otimizar a preservação de recursos? Incentivam-se, por exemplo, ideias que permitam melhorias no mapeamento do uso e ocupação do solo (LULC), e na identificação do território, essenciais para prevenir incêndios e melhorar a gestão de recursos. Ainda no planeta Terra, e em continuidade com a edição anterior, o AI Moonshot Challenge está aberto também a iniciativas que abordem o mapeamento, monitorização e promoção da sustentabilidade dos Oceanos.   

A competição é dirigida a especialistas, estudantes, empresários e empreendedores de diferentes origens geográficas e académicas. Os projetos deverão ser executados em Portugal e em parceria com instituições portuguesas. 

Autor
Portugal Space
Data
4 de Novembro, 2021