Agência Espacial Portuguesa celebra 30 anos de PoSAT-1

A conferência 30 anos de PoSAT-1: O Passado e o futuro de Portugal no Espaço vai recordar o lançamento do primeiro satélite português com os técnicos que o conceberam e lançaram. Debate, marcado para 25 de setembro, no LNEC, em Lisboa, vai ainda dar palco ao futuro e aos novos satélites que estão a ser desenvolvidos em Portugal.

Programa Final

Às 2h45 (hora de Lisboa) da madrugada de 25 de setembro de 1993, o voo 59 do foguetão Ariane 4 era lançado a partir do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa. A bordo seguiam as ambições espaciais de um país que pela primeira vez se preparava para colocar um satélite em órbita.

No ano em que se assinalam os 30 anos do lançamento do PoSAT-1, o primeiro satélite português, a Agência Espacial Portuguesa celebra a data com a conferência 30 anos de PoSAT-1: O Passado e o futuro de Portugal no Espaço (consulte aqui o programa). Com esta iniciativa, a Agência junta, a 25 de setembro, no Auditório do Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, as personalidades que fizeram do PoSAT-1 uma realidade, celebrando o momento em que Portugal se juntou aos países com tecnologia espacial, mas também os atores do presente e futuro do ecossistema espacial português. O evento tem início às 10h30 e termina às 17h00.

Da parte da manhã, haverá uma partilha de memórias com Fernando Carvalho Rodrigues, considerado o “pai” do primeiro satélite português. A ele juntar-se-ão  António Seixas (à data membro da Força Aérea Portuguesa), Deodato Cardoso (ex-OGMA), Fernando Costa (ex-Portugal Telecom), João Batalha (ex-Marconi), José Rebordão (ex-INETI), Miguel Leitmann (ex-INETI), Óscar Barbosa (ex-EFACEC) e Mira Amaral (Ministro da Indústria e Energia em 1993). O painel contará ainda com a participação de Conceição Lino, uma das jornalistas portuguesas que acompanhou o lançamento a partir do Porto Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa.

Tendo o lançamento do PoSAT-1 sido o início do percurso para um Portugal Espacial, a conferência será também palco para uma conversa sobre o futuro. Para a discussão serão chamados os responsáveis pelas diversas iniciativas que decorrem em Portugal na área do desenvolvimento de constelações de satélites e a forma como o ecossistema nacional se posiciona no mercado global.

Um segundo painel irá dar destaque aos projetos de constelações de satélites que estão a ser desenvolvidos atualmente no âmbito do PRR e outros que se encontram a ser concebidos no âmbito de parcerias internacionais. Assim, o debate juntará a GEOSAT, Lusospace, os consórcios IDD/Tekever, CEiiA/Edisoft e Efacec/Spinworks, e  Stratosphere. O debate irá ainda incluir o responsável pelo projeto ISTnanosat-1, desenvolvido por estudantes do Instituto Superior Técnico no âmbito do programa da Fly Your Satellite, da Agência Espacial Europeia (ESA).

O evento ficará ainda marcado pela exposição de algumas das peças que fizeram a história do PoSAT-1, assim como uma pequena mostra de modelos de engenharia dos projetos que estão atualmente a ser desenvolvidos em Portugal.

A conferência 30 anos de PoSAT-1: O Passado e o futuro de Portugal no Espaço é aberta ao público e a participação gratuita, mas o registo é obrigatório (inscrições encerram a 17 de Setembro, às 23h59).

Autor
Portugal Space
Data
7 de Agosto, 2023