Agência Espacial Portuguesa leva indústria nacional a Milão
Secretária de Estado da Ciência visitou esta segunda-feira a delegação nacional ao Congresso Internacional de Astronáutica (IAC2024). Portugal está representado no maior evento mundial do setor espacial por mais de uma dezena de empresas.
Portugal reafirma a sua posição no setor espacial mundial com uma forte presença no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC) 2024, que decorre em Milão de 14 a 18 de outubro. Liderada pela Agência Espacial Portuguesa, a comitiva nacional integra empresas como Atlantic Space Consortium, Active Space, Connected, FHP, Geosat, Lusospace, Omnidea e Tekever, num reflexo da crescente aposta do país em tecnologias e inovação espacial. Estão igualmente presentes o CEiiA, a Neuraspace, e a Synopsis Planet.
Esta é a segunda vez que Portugal participa no IAC com uma delegação tão expressiva, evidenciando o empenho em promover a capacidade tecnológica nacional e reforçar a colaboração internacional. A presença da Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, que reuniu com o diretor-geral da ESA em Milão, destaca a importância estratégica do setor espacial para o desenvolvimento socioeconómico do país.
“Participar no IAC tornou ainda mais claro o peso da ciência nas tecnologias espaciais. Tanto nas conversas com as empresas como na reunião com o Diretor Geral da ESA, a importância da investigação de fronteira e da inserção de doutorados no tecido industrial foram ressaltados como elementos essenciais para o desenvolvimento de uma área com imenso potencial para melhorar a vida de todos”, afirmou a Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva.
O IAC 2024 é um dos maiores eventos mundiais do setor espacial, reunindo cerca de 8.000 líderes e profissionais de agências, empresas e organizações de todo o mundo para discutir os mais recentes avanços e desafios da exploração espacial. Sob o mote “Espaço Responsável para a Sustentabilidade”, o IAC 2024 alinha-se com o compromisso da Agência Espacial Portuguesa em promover o “Espaço Sustentável para um Planeta Sustentável”, uma prioridade que tem orientado as atividades da organização nos últimos anos.
“A presença de Portugal no IAC é uma oportunidade única para reforçarmos o papel de Portugal na inovação espacial e consolidarmos as nossas parcerias internacionais, assegurando que o nosso país continua na vanguarda do desenvolvimento tecnológico espacial”, afirmou Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.
A presença de Portugal no IAC não é apenas um reflexo do progresso no setor espacial, mas também um sinal claro da ambição do país em se posicionar como um ator relevante na comunidade espacial europeia. Com projetos que vão desde o desenvolvimento de satélites à exploração de novas soluções tecnológicas, as empresas portuguesas apresentam-se no IAC com o objetivo de promover o seu trabalho e explorar novas oportunidades de cooperação.