Agência Espacial Portuguesa promove educação espacial e divulgação no IAC
O painel "Future of Space Outreach - International Rocketry Competition" reuniu os organizadores do European Rocketry Challenge, Spaceport America Cup, e representantes da Austrália e África do Sul ligados ao espaço.
A menos de um mês do início à 3ª edição do European Rocketry Challenge – EuRoC, o primeiro concurso europeu de lançamento de rockets, a Agência Espacial Portuguesa liderou um painel dedicado à educação espacial e divulgação no 73º Congresso Internacional de Astronáutica (IAC, sigla inglesa para International Astronautical Congress).
A edição de 2022 da IAC, o maior evento espacial a nível mundial, decorre em Paris, França, entre os dias 18 e 22 de Setembro. Este ano, Portugal está representado com a sua maior delegação num congresso onde são esperados mais de 7.000 participantes.
Com o painel “Future of Space Outreach – International Rocketry Competition”, a Agência Espacial Portuguesa procurou estimular a discussão e o interesse em torno da educação espacial, um dos pilares estratégicos da Portugal Space 2030, a estratégia portuguesa para o Espaço. Por conseguinte, esta conversa foi sobre o Divulgação do Espaço e Educação Espacial, centrando-se em concursos de rocketry, principalmente o European Rocketry Challenge (EuRoC), organizado pela Agência Espacial Portuguesa desde 2020.
O painel teve lugar esta terça-feira, 20 de Setembro, entre as 11h10 e as 11h40 CEST, na Sala N01, Hall 7, no Centro de Convenções de Paris. Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa, moderou a discussão que reuniu Melissa K. Force, Conselheira Geral do Spaceport America Cup, Andiswa Mlisa, Directora Executiva Interina da Agência Espacial Sul Africana, Brenan Dew do Centro de Descoberta Espacial da Austrália da Agência Espacial Australiana, e Marta Gonçalves, Gestora de projetos de Educação e Ciência da Agência Espacial Portuguesa.
“A educação e a divulgação espacial são as pedras angulares do desenvolvimento sustentável do Espaço em benefício da humanidade. Ao reunir pessoas de diferentes países europeus e com experiências culturais diversificadas, a Agência Espacial Portuguesa quer contribuir para a futura força de trabalho do sector espacial, apoiando-se especialmente na literacia para as STEM”, diz Ricardo Conde.
“A Agência Espacial Portuguesa reúne anualmente no EuRoC centenas de estudantes europeus de vários países. O EuRoc está a começar a ficar estabelecido como um concurso emblemático para estudantes nas universidades europeias. Estamos ansiosos por transformá-lo num evento ainda mais internacional. Discussões como esta vão ajudar-nos nessa direcção”, afirma Marta Gonçalves, responsável pela Educação da Agência Espacial Portuguesa e gestora de projecto da competição.
O EuRoC é um concurso de foguetes para equipas universitárias europeias organizado pela Agência Espacial Portuguesa desde 2020, em parceria com o município de Ponte de Sor e, mais recentemente, com o apoio do Exército Português. O concurso é o único do género na Europa e espera receber 20 equipas e cerca de 600 estudantes de 11 a 18 de Outubro. “Agora na sua terceira edição, podemos dizer que o EuRoC é uma paragem obrigatória para estas equipas europeias”, diz Marta Gonçalves.
Portugal na IAC com a sua maior delegação de sempre
A Agência Espacial Portuguesa lidera a maior delegação portuguesa que alguma vez participou no Congresso Internacional de Astronáutica, composta por seis empresas: GEOSAT, AIR Centre, TEKEVER, LusoSpace, EMA Espaço e Omnidea. Também presentes na exposição estão a Neuraspace, a start-up portuguesa a trabalhar no lixo espacial e na gestão do tráfego espacial, a Deimos, a GMV e a D-Orbit.
“Portugal é representado ao mais alto nível por empresas e instituições que trabalham em diversas áreas, o que mostra como já é complexa e completa a paisagem do ecossistema espacial nacional”, sustenta Ricardo Conde.