Agência Espacial Portuguesa
quer premiar inovação espacial
Portugal Space vai premiar projetos e/ou iniciativas nacionais que promovam o espírito de inovação nas ciências e nas tecnologias do Espaço.
O prémio será entregue pela primeira vez a 18 de março, dia que marca o terceiro aniversário da Agência Espacial Portuguesa.
A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space lança esta sexta-feira, 11 de fevereiro, o Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais. O prémio, de natureza simbólica, será entregue anualmente e pretende ser um reconhecimento público de um projeto e/ou iniciativa que, ao longo do ano, se destacou pela sua capacidade de inovação, de acordo com critérios relacionados com o nível de inovação no sector espacial, aplicabilidade e viabilidade e impacto.
“A Portugal Space quer distinguir as entidades portuguesas, das empresas aos centros de investigação, passando pelas instituições de ensino superior e organismos da administração pública, que tenham desenvolvido projetos ou iniciativas que, de facto, tenham promovido o espírito de inovação no âmbito espacial”, diz o presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, Ricardo Conde.
“Não havia melhor altura para começarmos a promover este prémio do que o nosso terceiro aniversário. A Portugal Space encontra-se numa fase de consolidação e franca expansão dos seus projetos e atuação. Faz todo o sentido fortificarmos ainda mais os laços com o ecossistema e, acima de tudo, reconhecermos os esforços destes atores”, justifica Ricardo Conde.
O objetivo do galardão é, também, dar a conhecer ao público estas partes integrantes do setor espacial português e “mostrar à sociedade a inovação que reside dentro das paredes destas entidades, cujos projetos passam, muitas vezes, despercebidos cá dentro, mas não necessariamente a nível internacional”, acrescenta.
O Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais conta com a participação do público, que terá a possibilidade de nomear – através de formulário existente no site da Agência – os projetos e/ ou iniciativas que considere terem-se destacado ao longo do último ano. A iniciativa destina-se a premiar projetos e iniciativas inovadoras transversais às áreas das ciências e tecnologias do Espaço, designada, mas não exclusivamente, as seguintes: Ciências Planetárias; Medicina e Exploração Espacial; Observação da Terra e aplicações; Transporte Espacial; Segurança Espacial; Serviços em órbita; Educação.
De acordo com o Regulamento para o Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias do Espaço, que pode ser consultado no site da Agência Espacial Portuguesa, podem ser nomeados os projetos e iniciativas desenvolvidos por entidades portuguesas, nomeadamente empresas, centros de investigação, instituições de ensino superior, organismos da administração pública ou outras, em território nacional ou no quadro das organizações internacionais em que Portugal participa, como sejam a Agência Espacial Europeia (ESA), Observatório Square Kilometre Array (SKAO), Observatório Europeu do Sul (ESO) ou União Europeia (UE).
As propostas de nomeação para este prémio devem ser enviadas até ao dia 25 de fevereiro. Depois, a 4 de março, será conhecida a pré-seleção da Agência Espacial Portuguesa. O prémio será entregue a 18 de março, após avaliação do júri, que contará com a presença de personalidades de renome da academia e indústria ligadas ao setor espacial e cuja composição será conhecida em breve.