Terceira edição do Astronauta por um Dia já arrancou
As inscrições à primeira fase da competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa encerram a 19 de fevereiro.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência Espacial Portuguesa vai dar a 30 jovens estudantes portugueses a oportunidade de flutuarem como astronautas. A terceira edição da competição nacional Astronauta por um Dia (anteriormente conhecida como Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia) é oficialmente lançada esta sexta-feira, dia 19 de janeiro, com a abertura do período de submissão de candidaturas à primeira fase da iniciativa. As candidaturas estão abertas até ao dia 19 de fevereiro e podem ser submetidas no website oficial www.astronautaporumdia.pt, no qual também pode ser consultado o regulamento da competição.
O voo de gravidade zero acontece a 29 de setembro em Beja, na Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa. À semelhança das edições anteriores, podem candidatar-se ao Astronauta por um Dia todos os alunos do ensino básico ou secundário do sistema de ensino português, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos à data do voo, e que frequentem, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano letivo.
Mantém-se ainda o formato do sistema de avaliação da competição, que simula os verdadeiros processos de seleção de astronautas. Assim, na primeira fase, os candidatos terão de submeter informações gerais e de contacto e um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos. Do número total de candidatos serão selecionados 250 para a segunda fase, que consiste numa prova de Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial. À terceira fase passam 100 candidatos, que realizarão uma prova de Aptidão Física. Desses, 50 serão convocados para uma Entrevista, a partir da qual se selecionarão os 30 finalistas. Contudo, a participação no voo parabólico só é garantida se, após a realização de um exame médico, o candidato for considerado clinicamente apto para voar.
Após o número recorde de candidaturas na edição de 2023, Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, perspetiva um novo crescimento este ano: “O Astronauta por um Dia tem vindo a fazer um caminho de afirmação sustentada a nível nacional. Temos já 61 embaixadores da iniciativa, que representam várias regiões, e que dinamizam atividades nas suas comunidades para falar da experiência e cativar novos candidatos”. Depois de ter recebido 552 inscrições na última edição, com um aumento de 20% face às candidaturas de 2022, “a Agência quer, mais uma vez, garantir uma representatividade geográfica total, um dos maiores objetivos nesta primeira fase”, aponta Hugo Costa, referindo ainda que “esta é uma forma de levar o Espaço às famílias, para que todos se possam sentir parte desta viagem espacial”.
Para Marta Gonçalves, gestora dos programas de Educação e Ciência da Agência Espacial Portuguesa, a iniciativa tem mostrado aos jovens portugueses que “o Espaço é uma área acessível a todos”: “Com o Astronauta por um Dia também tentamos contornar a ideia de que o Espaço é algo longínquo, a que poucos podem aceder. Apostamos neste processo de seleção porque acreditamos que os nossos finalistas são pessoas polivalentes, com várias capacidades, e não apenas bons alunos.”
A terceira edição do Astronauta por um Dia conta com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, da Câmara Municipal de Beja, da Ciência Viva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.