Austríacos Aerospace Team Graz são os grandes vencedores do EuRoC 2023
A equipa austríaca venceu o EuRoC Award da 4ª edição do European Rocketry Challenge. Os portugueses RED, do Instituto Superior Técnico, conquistaram o Payload Award. A também portuguesa North Space tornou-se na segunda equipa nacional a lançar o seu rocket na competição.
A Aerospace Team Graz, equipa constituída por estudantes universitários oriundos da Áustria, foi a grande vencedora da 4ª edição do European Rocketry Challenge (EuRoC), competição europeia universitária de lançamento de rockets promovida pela Agência Espacial Portuguesa, que decorreu em Constância ao longo da última semana. A grande vencedora obteve a melhor pontuação nos diversos parâmetros de avaliação a que os lançamentos dos foguetes estão sujeitos, entre os quais alcançar a altitude-alvo a que se propõem (entre 3.000 e 9.000 metros).
Nesta competição, única do género na decorrer na Europa, as equipas competiram em duas categorias definidas pelo tipo de motor e o apogeu que se propunham alcançar com os seus foguetes. Ao fim de quatro dias de lançamentos, a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na última segunda-feira, dia 14 de outubro, no Pavilhão Municipal Desportivo de Constância, premiou um total de seis equipas. Além do Grande Prémio EuRoC, os austríacos Aerospace Team Graz também venceram na categoria H3 Flight Award, que distingue a equipa com o melhor voo na categoria de motor híbrido com a altitude-alvo de 3.000 metros.
Os prémios foram atribuídos após avaliação do desempenho das equipas pelo júri do EuRoC, composto por especialistas nacionais e internacionais em rocketry. O painel de jurados avaliou o comportamento dos foguetes lançados em relação à altitude alvo, carga útil, design e qualidade do relatório técnico, entre outros parâmetros.
Os portugueses RED (Rocket Experiment Division) foram a equipa com a segunda melhor classificação geral e conquistaram o Payload Award, que premeia a excelência e inovação da carga a bordo do rocket. A equipa do Instituto Superior Técnico lançou pela terceira vez na competição e continuou com a tradição e nomear o seu projeto a partir de referências da literatura portuguesa. Em Constância, fizeram voar o rocket Camões na categoria S3 (motor sólido, altitude-alvo de 3.000 metros).
O prémio dessa categoria seguiu para os espanhóis Faraday Rocketry, da Universidade Politécnica de Valência. Já o Team Award, que premeia o espírito de equipa, foi atribuído aos gregos ASAT (Aristotle Space & Aeronautics Team). Os campeões da edição passada do EuRoC, os italianos Skyward, não conseguiram lançar o seu rocket em Santa Margarida, mas foram a equipa com pontuação mais elevada no seu relatório técnico, levando para casa o Technical Award. O mesmo aconteceu com os estreantes WARR Rocketry, da Alemanha, que venceram o Design Award. Pelo segundo ano consecutivo, a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) premiou a equipa com a melhor assinatura espectral.
Durante o seu discurso nesta cerimónia, Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, afirmou que o EuRoC tem um papel essencial na projeção europeia ao nível do espaço: “Estamos extremamente orgulhosos com o crescimento sustentado do EuRoC, que se deve, em primeiro lugar, aos próprios estudantes, que de ano para ano vêm mais preparados e com projetos mais ambiciosos. E acreditamos que o EuRoC já é uma peça fundamental para o futuro do setor espacial em Portugal e na Europa.”
O impacto do EuRoC já tem contribuído para o crescimento das equipas de rocketry nacionais. Um desses casos é o da North Space, constituída por alunos do Instituto Politécnico do Porto, das faculdades de Ciências e de Engenharia da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro, que se tornou a segunda equipa portuguesa a lançar o seu projeto no EuRoC. Apesar de não terem vencido nenhum dos prémios, os membros da North Space mostraram-se realizados por, “apenas com um ano de experiência”, terem conseguido fazer o seu SPATI-1 rasgar os céus de Constância.
O EuRoC tem, desde o início, o objetivo de promover o desenvolvimento de competências científicas e educativas, ao desafiar os estudantes a lançar os seus rockets. Desde a primeira edição, em 2020, que a competição tem conquistado um número crescente de participantes. Este ano recebeu um recorde de 48 candidaturas, de entre as quais foram selecionadas 25 equipas para lançarem os seus rockets. A competição apresenta inúmeros desafios com elevados níveis de exigência de cariz técnico e parâmetros de segurança que devem ser considerados, o que inevitavelmente acaba por levar a desistências. Imbuídos desse espírito, 19 equipas estiveram em Constância na última semana. No final, 13 equipas conseguiram lançar os seus foguetões, entre 12 e 15 de outubro, no Campo Militar de Santa Margarida.
O evento envolveu cerca de 500 estudantes, de 14 diferentes países, com as mais variadas formações académicas.
A edição do próximo ano acontecerá em Ponte de Sor, no início do Outono de 2024, em concordância com a premissa anunciada no último verão de fazer o EuRoC circular entre o Ribatejo e o Alto Alentejo de ano para ano.