Autocarro itinerante leva o Espaço ao interior de Portugal
Parceria entre a Agência Espacial Portuguesa e a congénere francesa, CNES, leva experiências educativas centradas em aplicações e tecnologias espaciais a cidades do interior de Portugal. Viagem começa a 7 de março em Bragança e termina três semanas depois em Tavira.
O Spatiobus, um veículo itinerante equipado para realizar ações educativas centradas em aplicações e tecnologias espaciais junto dos alunos do ensino básico, chega na próxima segunda-feira, 7 de março, a Bragança para uma viagem de três semanas por cidades do interior de Portugal.
O autocarro da associação francesa Planète Sciences, que ao longo do ano percorre as estradas francesas, e que está envolvido em projetos de apoio a operações escolares fará, pela primeira vez na História, uma campanha fora de França. A viagem acontece no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França e nasce do acordo firmado entre a Agência Espacial Portuguesa e o Centre National d’Études Spatiales (CNES), a agência espacial francesa.
O Spatiobus virá a Portugal para uma campanha organizada pela Agência Espacial Portuguesa em parceria com a Ciência Viva, cujos centros irão acolher o autocarro.
“Trazer o Spatiobus para Portugal durante três semanas é, em primeiro lugar, a materialização do acordo de entendimento assinado entre o CNES e a Agência Espacial Portuguesa em 2019; em segundo lugar, é uma excelente oportunidade para a Portugal Space porque nos permite reforçar as atividades educativas na área do espaço em cidades do interior do País, e, ao mesmo tempo também reforçar os nossos laços com a Ciência Viva sem a qual esta atividade não teria o mesmo impacto junto dos mais jovens”, diz Hugo André Costa, diretor da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.
Marta Gonçalves, responsável pelos programas de educação da Agência Espacial Portuguesa, lembra que a aposta na educação científica de crianças e jovens é um dos eixos centrais da estratégia da Agência Espacial Portuguesa. “Queremos usar todos os meios ao nosso dispor para encorajar crianças e jovens a estudar ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), motivando-os a prosseguir uma carreira não só no sector espacial, mas em qualquer carreira relacionada com ciência e tecnologia”, afirma.
“A Ciência Viva, através do ESERO (European Space Education Resource Office), elegeu as ciências do espaço como uma das suas principais áreas de atuação, quer ao nível da formação de professores, quer no que toca à criação de projetos e recursos educativos que potenciem o interesse dos jovens do ensino básico e secundário pela exploração espacial. A Rede Nacional de Centros Ciência Viva irá acolher o Spatiobus, que fará um itinerário de Bragança a Tavira levando a exploração do espaço a alunos de norte a sul do país”, refere Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva.
Os alunos com idades entre os 8 e os 12 anos que visitarem o Spatiobus irão aprender o que são satélites, como funcionam e para que são usados; mas também poderão aprender a fazer o seu próprio satélite e descobrir quais as melhores órbitas de acordo com a missão que desenharem. Mas que para o satélite funcione é preciso uma nave que o coloque em órbita e o Spatiobus tem as ferramentas necessárias para construir um sistema de propulsão, construindo um foguetão pneumático a partir de cartolina. Outra das possibilidades é a construção de uma base em Marte e, com isso, aprender as diferenças entre a pressão atmosférica na Terra e em Marte, testando líquidos e sólidos com diferentes pressões. As atividades do Spatiobus incluem ainda experiências ligadas à Observação da Terra, com os alunos a aprenderem sobre o funcionamento dos oceanos e a subida do nível do mar.
A viagem por diversas escolas do interior país (Bragança – Moimenta da Beira – Constância – Ponte de Sor – Estremoz – Lousal – Tavira) vai prolongar-se por três semanas e em cada paragem, os monitores do Spatiobus serão auxiliados por monitores dos centros Ciência Viva ou por professores EspAciais (conjunto de professores com forte ligação às temáticas do espaço através da Ciência Viva).
Calendário e percurso do Spatiobus em Portugal
7 e 8 de março, Bragança
Largo do Teatro Municipal
Praça do Prof. Cavaleiro de Ferreira, 5300-252 Bragança
9 a 11 de março, Moimenta da Beira
Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira
Rua Dr. João Lima Gomes nº3, 3620-368 Moimenta da Beira
14 e 15 de março, Constância
Escola Básica e Secundária Luís de Camões
Rua do Moinho de Vento 10, Constância
16 e 17 de março, Ponte de Sor
Escola Básica João Pedro de Andrade
Rua da Frialva, Ponte de Sor
18 e 21 de março, Estremoz
Convento das Maltezas, Estremoz
22 e 23 de março, Lousal
Centro Ciência Viva do Lousal
Av. Frédéric Velge, Lousal
24 e 25 de março, Tavira
Largo do Carmo, Tavira