Coimbra recebe 4.ª edição
da New Space Atlantic Summit
A conferência anual da Agência Espacial Portuguesa centra-se na utilização de dados e tecnologias espaciais no combate às alterações climáticas
e em como o espaço pode contribuir para o crescimento económico e o bem-estar da sociedade.
Pelo quarto ano consecutivo, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space realiza a New Space Atlantic Summit. Organizada em torno do tema “New Space for People“, a cimeira deste ano é organizada no quadro da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) e terá lugar a 8 de Junho de 2021, em Coimbra.
Procurando potenciar as oportunidades criadas pela PPUE no domínio espacial, os debates da 4ª New Space Atlantic Summit (consulte o programa) andarão em torno da temática da Observação da Terra e nas aplicações a jusante, dando particular atenção ao desenvolvimento do New Space (“Novo Espaço”), incluindo a utilização de tecnologias e aplicações espaciais em sectores não espaciais e políticas públicas.
“Daremos especial atenção ao papel do “Novo Espaço” no reforço da competitividade da indústria europeia e à forma como a Observação da Terra beneficia as populações nas zonas costeiras, uma vez que os dados e tecnologias espaciais são de extrema importância para enfrentar as alterações climáticas, mas também como podemos aumentar os benefícios que a sociedade retira do espaço”, diz Hugo Costa, director da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space. O painel Novo Espaço para as Pessoas abordará também as primeiras conclusões do estudo sobre o desenvolvimento do New Space que a consultora SpaceTec Partners está a levar a cabo para a Comissão Europeia.
Com base no sucesso dos anos anteriores, a 4ª edição da New Space Atlantic Summit, que é já um evento incontornável para o ecossistema do Novo Espaço no Atlântico, irá promover debates sobre questões atuais e pertinentes que envolverão os atores dos sectores espaciais públicos e privados de ambos os lados do Oceano Atlântico. Ao abordar as Conclusões do Conselho da União Europeia, a conferência irá discutir também o empreendedorismo no setor espacial (um momento que incluirá o lançamento do programa CASSINI, promovido pela União Europeia), as atuais e futuras iniciativas que envolvem Satélites de Observação da Terra do Atlântico, os projetos Destination Earth and Digital Planet (bem como as suas aplicações concretas), o acesso ao espaço e a gestão do tráfego espacial, tópicos que são todos cruciais para os países da orla atlântica e para a sua cooperação no domínio espacial.
Os oradores da 4.ª edição da New Space Atlantic Summit incluem o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor, o Comissário para o Mercado Interno, Thierry Breton, a diretora de Telecomunicações e Aplicações Integradas da Agência Espacial Europeia (ESA) Elodie Viau, o diretor-executivo da EUSPA Rodrigo da Costa, o presidente da Agência Espacial Portuguesa Ricardo Conde, bem como representantes de diferentes agências espaciais, da indústria e da academia dos sectores espacial e não espacial.
A 4.ª edição da New Space Atlantic Summit terá lugar no Convento de S. Francisco, em Coimbra, mas também online. A participação na conferência é gratuita, tanto online como presencialmente, mas a inscrição no site newspaceatlanticsummit.com é obrigatória. A quem opte por estar presente no Convento de S. Francisco, em Coimbra, a organização assegura que estão tomadas todas as medidas de segurança e proteção emanadas das diretrizes da Direção Geral de Saúde.