Estão abertas as candidaturas para a 5ª edição do EuRoC
Os rockets vão regressar a Ponte de Sor pela quinta vez, com o EuRoC já estabelecido como o evento europeu de foguetões.
O European Rocketry Challenge (EuRoC), competição organizada pela Agência Espacial Portuguesa, volta no próximo outono à cidade que acolheu as suas primeiras três edições. Este ano, a competição europeia universitária de lançamento de rockets (foguetes) divide-se, novamente, entre Ponte de Sor e Constância, entre os dias 9 e 15 de outubro.
Assim, o paddock (área na qual as equipas montam os seus projetos) fixa-se novamente no Aeródromo de Ponte de Sor, enquanto o lançamento dos rockets se mantém no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância.
O presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, realça a importância do evento “para a promoção de Portugal no panorama espacial internacional”. “A Agência quer divulgar atividades de acesso ao Espaço em todo o território nacional, e é por isso que temos vindo a regressar a Ponte de Sor, onde existe um importante polo da indústria aeroespacial. Queremos firmar a posição de Portugal como um país moderno, atrativo e empreendedor e que dá resposta aos anseios dos seus jovens”, acrescenta.
Com as inscrições abertas até ao dia 12 de maio, perspetiva-se um ano de solidificação do EuRoC junto dos estudantes universitários europeus interessados na área e na conceção e fabrico dos seus foguetes. No ano passado, a Agência Espacial Portuguesa recebeu um número-recorde de candidaturas, com um total de 48 equipas a aspirarem o lançamento dos seus projetos nos céus ribatejanos. Em competição estiveram 19 equipas — e, pela primeira vez na história do EuRoC, duas portuguesas lançaram os seus foguetes.
“É seguro afirmar que o EuRoC é o principal ponto de encontro para estes jovens. É uma competição de nicho, mas, ao mesmo tempo, movimenta centenas de estudantes que percorrem inúmeros quilómetros para tentarem lançar o seu rocket”, comenta a gestora de programas de Educação e Ciência da Agência Espacial Portuguesa, Marta Gonçalves. A também gestora de projeto da competição aponta que “será natural a receção de um número elevado de candidaturas, muito em linha com o crescimento observado desde a primeira edição”.
A edição de 2024 do EuRoC também continuará a contar com a colaboração do Exército Português, “um parceiro essencial na operacionalização do lançamento dos rockets, assim como da segurança no Campo Militar de Santa Margarida”, salienta Inês d’Ávila, gestora de programas de Segurança e Transporte Espacial na Agência Espacial Portuguesa. “Esta é uma competição complexa e as equipas têm, todos os anos, muitos desafios pela frente. A segurança é um fator prioritário na organização do EuRoC. Por isso, a Agência conta sempre com o apoio do Exército, assim como dos Corpos de Bombeiros, Proteção Civil e Guarda Nacional Republicana”, explica. “Tal como um rocket só se lança devido à contribuição de várias pessoas, também o EuRoC é um esforço conjunto”, finaliza.