EuRoC 2022 terá o maior número de equipas de sempre
Competição europeia levará 25 equipas a Ponte de Sor e ao Campo Militar de Santa Margarida. A edição deste ano do European Rocketry Challenge acontece entre 11 e 18 de outubro.
Depois de ter recebido um número recorde de mais de 40 candidaturas, a edição de 2022 do European Rocketry Challenge (EuRoC) terá, também, o maior número de sempre de participantes: ao todo, 25 equipas perfilam-se para levar os seus foguetes (rockets) a Ponte de Sor e ao Campo Militar de Santa Margarida. Na sua terceira edição, o EuRoC regressa ao campo do Exército junto a Constância e ao Aeródromo de Ponte de Sor.
Com o aumento do número de equipas concorrentes, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, que promove o evento, espera receber mais de 600 estudantes na região ribatejana entre os dias 11 e 18 de outubro. Este ano, a competição também ganha um dia, passando a ocupar uma semana no calendário dos rocketeers europeus.
A participação portuguesa também cresceu em 2022: à equipa RED, do Instituto Superior Técnico, estreante na edição do ano passado com o rocket Blimunda, junta-se a Fénix Rocket Team. A equipa é composta por estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Universidade de Coimbra.
Marta Gonçalves, gestora dos projetos de Educação da Agência Espacial Portuguesa, considera a expansão do número de equipas participantes “inevitável”, uma vez que “acompanha o crescimento da competição a nível europeu”. “A edição do ano passado representou um crescimento enorme para o EuRoC, porque passámos de seis equipas em 2020 para 20 em 2021. Este ano, com 25 equipas, a competição afirma-se como ponto de encontro para estes jovens universitários, sendo o ponto alto do ano para quem se dedica a estes projetos”, acrescenta.
Também o número de países representados no EuRoC aumentou: em 2021, eram 13; este ano, serão 15, com as entradas de equipas de Espanha, Hungria e República Checa. O país com mais participantes volta a ser o Reino Unido, com um total de quatro equipas.
A ARIS (Akademische Raumfahrtinitiative Schweiz), da Suíça, e os dinamarqueses DanSTAR (Danish Student Association for Rocketry), participarão no EuRoC pela terceira vez consecutiva, não tendo falhado nenhuma das edições. Da primeira edição, regressam os austríacos TUST (TU Wien Space Team).
Mas também há estreantes — e até bastantes. Além dos portugueses Fénix Rocket Team, chegam ao EuRoC também pela primeira vez mais dez equipas: AQUILO Rocket Team (Holanda); BME Aerospace – BMEAERO (Hungria); BME Suborbitals – BMESUB (Hungria); CTU Space Research (República Checa); Faraday Rocketry UPV (Espanha); Hybrid Engine Development – HyEnD (Alemanha); LeoFly – LF (França); Portal Space (Noruega); Poznan University of Technology (Polónia); PUT Rocketlab (Polónia); Student Team for Aerospace and Rocketry – STAR (Espanha).
Um número igual de equipas regressa a Ponte de Sor e ao Campo Militar de Santa Margarida após terem lançado o seu rocket pela primeira vez no ano passado: Aerospace Team Graz – ASTG (Áustria); Aristotle Space & Aeronautics Team – ASAT (Grécia); Bath Rocket Team – BRT (Reino Unido); CranSEDS (Reino Unido); Endeavour (Reino Unido); Imperial College London Rocketry – ICLR (Reino Unido); PoliWRocket (Polónia); Rocket Experiment Division – RED (Portugal); SimLE SimBa (Polónia); Skyward Experimental Rocketry – Skyward ER (Itália) e ainda a EPFL Rocket Team – ERT (Suíça), que tentará renovar a vitória alcançada na edição de 2021.
Promovido pela primeira vez em Outubro de 2020, o EuRoC desafia estudantes de licenciatura e mestrado a lançar os seus foguetes de propulsão sólida, líquida ou híbrida até altitudes de 3.000 ou 9.000 metros. A competição está totalmente alinhada com os objetivos estratégicos da Agência Espacial Portuguesa, nomeadamente no desenvolvimento de um quadro cultural/educativo capaz de impulsionar o desenvolvimento sustentável do sector espacial em Portugal. O EuRoC resulta de uma parceria da Agência Espacial Portuguesa com o município de Ponte de Sor e o Exército Português.