EuRoC 2024: Equipas portuguesas preparam-se para lançar os seus rockets
Cerimónia de abertura aconteceu esta quinta-feira no Aeródromo de Ponte de Sor, onde as equipas estão a montar os seus rockets. Há duas equipas portuguesas em competição, vindas de Lisboa e do Porto.
O presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, desafiou, esta quinta-feira, os mais de 600 jovens participantes da 5.ª edição do European Rocketry Challenge (EuRoC), a serem os futuros líderes da corrida ao espaço. Em Ponte de Sor, onde decorreu a cerimónia de abertura da competição, já se montam os rockets que serão lançados entre 11 e 14 de outubro no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, nesta competição organizada pela Agência Espacial Portuguesa.
Ricardo Conde, dirigiu-se, no seu discurso de boas-vindas, principalmente aos cerca de 600 jovens estudantes universitários que vão competir nesta quarta edição EuRoC. “É mesmo um grande desafio para nós aumentarmos o nível e dimensão deste evento. Estamos no meio de uma corrida ao espaço e muito de vós terão a ambição de trabalhar nesta área e fazer parte dessa corrida. Divirtam-se e juntem-se todos para trabalharem no sonho comum de colocarmos a Europa num lugar de destaque nesta corrida espacial”, disse. Ricardo Conde lembrou que, na primeira edição, em 2020, foram apenas seis as equipas participantes: “Começámos com seis equipas, em 2020, e muitas expectativas para fazer crescer esta competição. A parceria com o Exército Português foi fundamental para garantir um local de lançamento adequado com as necessárias condições de segurança e que nos permitiu atingir este nível na competição.”
Rogério Alves, o Vice-Presidente de Ponte de Sor sublinhou a mensagem passada por Ricardo Conde: “É um prazer estar a qui e fazer parte desta aventura desde o início. Estamos muito orgulhosos que esta competição tenha tido este crescimento, considerando acontecer num país pequeno como Portugal”, sublinhou.
Os participantes do EuRoC 2024 estão desde ontem no paddock, instalado no Aeródromo de Ponte de Sor, a terminar a montagem dos seus rockets e a preparar-se para a avaliação do júri técnico, a quem cabe garantir que os foguetes estão prontos e cumprem todas as regras de segurança para um lançamento bem-sucedido. Algumas equipas poderão ficar pelo caminho, mas a expectativa é grande.
Para a edição de 2024 foram selecionadas duas equipas portuguesas: a RED (Rocket Experiment Division), do Instituto Superior Técnico, que concorre desde 2021, e a Porto Space Team, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que se estreia no EuRoC.
Para os membros da equipa do Técnico, “há mais pressão e mais expectativas” nesta edição. “Este ano queremos melhorar as operações. O nosso rocket é o Adamastor. O design tem motivos marítimos e tem a sustentabilidade em conta. Acima de tudo também nos queremos divertir nesta competição.”.
Já a equipa portuense não esconde o nervosismo da estreia: “Esperamos passar na avaliação, que deve acontecer no sábado. Depois, queremos lançar o nosso foguete e ter um bom desempenho na competição. Tentámos ter o mínimo de desperdício de material com a intenção de ter um rocket o mais sustentável possível. Temos a previsão de lançar o rocket domingo ou segunda-feira e estamos nervosos. Somos duas equipas portuguesas no meio de mais de 20 e claro que sentimos mais responsabilidade”.