EuRoC pronto para lançar
Céus de Ponte de Sor recebem este sábado o primeiro concurso universitário de lançamento de foguetões. Seis equipas europeias de cinco países vão lançar os seus rockets entre os 10 e os 30 mil pés.
O paddock montado junto ao Centro de Cultura e Artes de Ponte de Sor começou esta tarde a ser esvaziado depois de dois dias de intensa atividade nos trabalhos de preparação dos foguetões que este sábado vão cruzar os céus alentejanos. Os rockets da Space Team Aachen (Alemanha), Project Euler (Suíça), DanStar (Dinamarca), Air Esiea (França), The Hound e STR-10 (Áustria) foram esta tarde transportados para os terrenos perto do aeródromo de Ponte de Sor onde ficará instalada a rampa de lançamento (launch rail) trazida pela equipa dinamarquesa e que será partilhado por quase todos os cerca de 100 estudantes.
O EuRoc – European Rocketry Challenge, primeira competição de lançamento de foguetões a nível europeu, tem hora marcada para as 8h30 de amanhã, 24 de outubro. Mas antes mesmo de o sol nascer, as várias equipas irão chegar à zona de lançamento, instalado num local isolado, cumprindo as condições de segurança necessárias ao bem estar das populações em redor.
Os planos iniciais da organização da competição de distribuir os lançamentos ao longo de todo o fim-de-semana foram alterados devido às condições meteorológicas previstas para domingo. Assim, no sábado, entre as 8h30 e as 18h00 serão lançados os rockets das seis equipas, cujos relatórios técnicos – garantia de condições de segurança na hora de lançamento –, foram já avaliados pelo Comité de Avaliação Técnico.
Os foguetões serão lançados para atingir alturas entre os 10 e os 30 mil pés (aproximadamente entre os três e os dez quilómetros), dependendo da categoria, sendo cada equipa avaliada pela capacidade de se aproximar desta altitude-alvo, bem como pela recuperação dos foguetões e nível de danos após o lançamento. Serão ainda considerados outros fatores, como o espírito de entreajuda entre diferentes equipas.
A concurso estará o primeiro foguetão alguma vez criado e lançado pela dinamarquesa DanStar, projecto já com dois anos de desenvolvimento, desenhado e construído por uma equipa de 22 estudantes. E se para os dinamarqueses o EuRoC representa uma primeira oportunidade, os suíços do Project Euler terão em Ponte de Sor de confirmar o estatuto de favorito ao pódio depois de terem ficado na segunda posição no segundo lugar durante a edição de 2019 da Spaceport America Cup, a competição que inspirou o EuRoC.
Nesta primeira edição do EuRoC, três equipas nacionais, ainda fora de concurso, irão apresentar os projetos que têm sido desenvolvidos no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e na Universidade da Beira Interior.
O evento termina no domingo com as avaliações, a atribuição dos prémios e o anúncio da data em que o EuRoC regressará a Ponte de Sor em 2021. A Agência Espacial Portuguesa pretende, assim, responder aos múltiplos pedidos de informação que chegarão à Portugal Space por parte de equipas nacionais e estrangeiras, o que reflete o interesse da comunidade aeroespacial nesta competição, bem como o potencial de crescimento do EuRoc – European Rocketry Challenge.