EuRoC recebe número-recorde de candidaturas — e Portugal é o país mais representado

Pela primeira vez na história da competição, Portugal é o país com mais equipas candidatas. Competição da Agência Espacial Portuguesa regressa a Constância no próximo outono, de 9 a 15 de outubro.

No ano que assinala a sua 6.ª edição, o European Rocketry Challenge (EuRoC) continua a crescer. Encerrado o período de candidaturas à competição, as estatísticas confirmam uma abrangência geográfica cada vez maior das equipas, com países estreantes e um crescimento notável do número de projetos de rocketry a nível europeu, mas sobretudo nacional.

No total, o EuRoC 2025 recebeu 56 candidaturas, valor que compara com as 45 equipas candidatas na edição do ano passado. E pela primeira vez na história da competição, Portugal é o país com o maior número de equipas candidatas — são, ao todo, sete, e vêm de todo o país.

“Estes números revelam um grande crescimento da competição, mas também da ciência de foguetes em Portugal. É com entusiasmo que vemos a quantidade de equipas portuguesas candidatas, que têm vindo a ser inspiradas pelo EuRoC desde a primeira edição”, aponta Inês d’Ávila, gestora de projeto do EuRoC.

Das sete equipas portuguesas concorrentes ao EuRoC, três estreiam-se no processo de seleção da competição: a Aerospace Student Team for Rocketry Operations (ASTRO), da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; a Minho Aerospace Student Team (MAST), da Universidade do Minho; e a University of Aveiro Rocketry Team (UART), da Universidade de Aveiro.

Além disso, concorrem a Porto Space Team (Faculdade de Engenharia do Porto) e a Fenix Rocket Team, da Universidade da Beira Interior (UBI), que estiveram selecionadas em edições passadas, mas que não concretizaram lançamentos. Fecham a lista, as únicas equipas portuguesas que já lançaram os seus foguetes  no EuRoC: os já experientes Rocketry Experiment Division (RED) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, e os North Space, que junta estudantes das faculdades de Engenharia e de Ciências da Universidade do Porto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e do IST.

Inês d’Ávila,  gestora de programas de Segurança e Transporte Espacial da Agência Espacial Portuguesa salienta que estes dados “comprovam que o EuRoC é uma mais-valia para o país”. “Está à vista que estamos a criar as condições para que o ecossistema espacial português possa crescer com base em mão de obra nacional altamente qualificada. Nos últimos anos, assistiu-se a um reforço na oferta espacial no ensino superior. Além disso, a Agência também veio mostrar aos estudantes portugueses que podem desenvolver competências na área sem precisarem de ir para fora  É altamente encorajador e um bom sinal de que o futuro do Espaço em Portugal está em boas mãos.”

O top 3 dos países com maiores representações fica completo com a Espanha e Alemanha, com seis equipas cada. Ao todo, entre as 56 equipas, 34 já se haviam candidatado ao EuRoC em edições passadas e 22 tentam chegar ao Campo Militar de Santa Margarida pela primeira vez em 2025. “Isto é também um sinal do impacto que a Agência Espacial Portuguesa tem no ecossistema europeu: o EuRoC está a inspirar a criação de equipas em toda a Europa, uma vez que o número de equipas candidatas vem crescendo todos os anos”, afirma a gestora de projeto. Entre as equipas estreantes há, pela primeira vez, uma vinda de Malta, país que nunca esteve representado em nenhuma das fases de seleção do EuRoC.

Em termos técnicos, 29 dos foguetes candidatos são de propulsão sólida. Os restantes dividem-se entre propulsão líquida (14) e híbrida (13). Além disso, 35 equipas apresentam projetos cujo sistema de propulsão foi desenvolvido por si próprias — no EuRoC é possível usar motores comerciais (motores COTS) ou desenvolvidos pelos estudantes (SRAD), “o que também indica um aprimoramento técnico e científico por parte das equipas, que apresentam foguetes mais complexos e inovadores”. A nível da altitude, 42 apontam para os 3 mil metros de apogeu, ao passo que 14 pretendem voar até aos 9 mil metros.

 EuRoC 2025 realiza-se entre 9 e 15 de outubro na vila de Constância, entre o Pavilhão Desportivo Municipal (onde as equipas montarão os seus foguetes, no paddock) e o Campo Militar de Santa Margarida, de onde serão lançados os foguetes.

Autor
Portugal Space
Data
31 de Março, 2025