Inscrições abertas para a 5.ª edição do Astronauta por um Dia
Candidaturas decorrem entre 2 de fevereiro e 1 de março. Finalistas participam no voo parabólico, que decorre a 20 de setembro, a partir da ilha de Santa Maria, nos Açores.
Abre esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, o período de candidaturas para mais uma edição da competição Astronauta por um Dia, iniciativa da Agência Espacial Portuguesa que procura aproximar estudantes do ensino básico e secundário de um futuro no espaço através de uma experiência de microgravidade.
As candidaturas para a primeira fase da competição devem ser enviadas até 1 de março e submetidas no site oficial da iniciativa, onde estão disponíveis o regulamento e o formulário de inscrição.
A iniciativa mantém como objetivo aproximar os jovens do espaço, por meio de um processo de seleção inspirado no processo de escolha dos astronautas e concebido para valorizar diferentes competências, e não apenas o desempenho académico. “O Astronauta por um Dia é um investimento na literacia espacial e no futuro de jovens de todo o país, desafiando-os a desenvolver competências como a comunicação, a resiliência e o trabalho em equipa”, afirma Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa.
O processo de seleção decorre em várias fases eliminatórias. A partir da avaliação dos vídeos enviados na primeira fase, são selecionados até 200 candidatos para a fase seguinte, que inclui provas de Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial. Passam à prova de Aptidão Física até 75 candidatos. Por fim, serão entrevistados 35 candidatos, sendo escolhidos 20 finalistas para participarem do voo, mediante aprovação em exames médicos.
Podem candidatar-se estudantes inscritos no ensino básico e secundário (de cursos científico-humanísticos ou profissionais) em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas, com idades entre os 14 e os 18 anos à data do voo e inscritos no ano letivo 2025/2026 até ao 11.º ano. A candidatura inclui o preenchimento de um formulário e o envio de um vídeo de motivação com duração máxima de 45 segundos.
“O Astronauta por um Dia ajuda a mostrar que o Espaço não é um território distante: é uma área onde contam a curiosidade e a vontade de aprender, e onde Portugal já oferece oportunidades concretas para começar”, sublinha Marta Gonçalves, gestora de programas de Educação e Ciência da Agência.
O voo, marcado para 20 de setembro, volta a acontecer na ilha de Santa Maria, nos Açores, sendo realizado a bordo do A310 ZERO-G, operado pela francesa Novespace, aeronave utilizada em campanhas de treino de astronautas da Agência Espacial Europeia, antes de missões no espaço.