New Space Atlantic Summit: conheça o programa
da edição de 2023

Edição de 2023 da conferência da Agência Espacial Portuguesa dá destaque à articulação internacional para o uso pacífico e sustentável do Espaço, mas também abre diálogos ao nível da educação ou economia. Inscrições encerram no próximo domingo.

 À sexta edição, a New Space Atlantic Summit dá destaque à cooperação internacional como ferramenta essencial para o uso pacífico e sustentável do Espaço. A edição de 2023 da cimeira anual da Agência Espacial Portuguesa acontece a 10 de maio nas instalações da  Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) em Lisboa.  

O tema “A Global Effort for Space Sustainability” (“Um Esforço Global para a Sustentabilidade Espacial”) pautará a agenda da New Space Atlantic Summit de 2023, que contará, ainda assim, com uma mão cheia de sessões que abordarão vários temas ligados a Espaço, desde a Educação à Economia Espacial.  

A nível de oradores principais (keynote speakers), a Agência Espacial Portuguesa assegurou, mais uma vez, a participação de representantes de diversas organizações nacionais e internacionais de relevo. Através destas apresentações, a cimeira será palco de uma intensa troca de ideias e de conhecimento sobre temas atuais do setor espacial, principalmente no que diz respeito ao tema que guia a New Space Atlantic Summit deste ano. 

Será o caso da intervenção de Peter Martinez, cujo trabalho enquanto diretor executivo da Secure World Foundation assenta na diplomacia e regulação espacial, bem como na formulação de políticas espaciais. Peter Martinez tem ainda no currículo a presidência, entre 2011 e 2018, do Grupo do Trabalho do Gabinete das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço (UNOOSA).  

Já Rajeev Suri, CEO da INMARSAT, partilhará com os participantes da conferência os progressos realizados no último ano no objetivo traçado de angariar apoios internacionais no sentido de abordar de forma global a procura de soluções para a sustentabilidade do Espaço, tanto na Terra como em órbita.  

Habituado a esse tipo de desafios — não tivesse estado ligado à criação do programa de Observação da Terra europeu Copernicus, que celebra em 2023 o seu 25.º aniversário —, Ludwig Moeller também participará na New Space Atlantic Summit de 2023 como keynote speaker. O diretor do Instituto Europeu de Lei Espacial também já passou pela ESA e pela NASA.  

A cimeira contará também com uma apresentação de Nuno Santos, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Em 2022, o investigador, referência mundial no que diz respeito ao estudo dos exoplanetas, foi distinguido com uma Advanced Research Grant no valor de 2,5 milhões de euros atribuída pelo European Research Council (ERC). 

Ainda a olhar para as estrelas, a edição deste ano da conferência confirma ainda a presença de Claudio Mello, responsável pela Sustentabilidade e Diversidade no Observatório Europeu do Sul (ESO) e ex-responsável pelos projetos científicos da Agência Espacial Portuguesa. 

 

Da Educação à Economia Espacial

Na New Space Atlantic Summit de 2023, a partilha de conhecimentos não se encerra em apresentações individuais. Tendo em vista a promoção do diálogo e o incentivo à de troca de ideias, a cimeira conta um total de 19 oradores divididos por seis painéis.  

Depois da apresentação de Nuno Santos, a cimeira abre o debate com o painel Space Education: Unlocking Potential (Educação para o Espaço: Explorar o Potencial). A sessão contará com a participação de André Oliveira, diretor de tecnologia no Colab +ATLANTIC, Marta Gonçalves, responsável pelos projetos de Educação na Agência Espacial Portuguesa, Monica Talevi, responsável pelo departamento de Aprendizagem e Inspiração para as STEM na Agência Espacial Europeia (ESA), e Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico 

Ao final da manhã, entre as apresentações de Peter Martinez e Rajeev Suri, o protagonismo recai sobre a cooperação internacional para o uso do Espaço. O painel Management and Sustainability of Outer Space Activities (Gestão e Sustentabilidade das Atividades Espaciais), moderado pelo diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, Hugo Costa, é composto por Daniel Smith, fundador e diretor criativo da Astro Agency, Kai-Uwe Schrogl, presidente do Instituto Internacional de Lei Espacial, e Tanya Keusen, membro do Comité de Política e Assuntos Jurídicos da UNOOSA.  

Da parte da tarde, olha-se do Espaço para a Terra. O painel How EO can Contribute to a Common Resource Management (“Como a Observação da Terra pode contribuir para uma gestão comum de recursos”) junta especialistas na matéria: Leendert Bal, chefe de segurança, proteção e vigilância da EMSA; Leonardo Azevedo, coordenador do projeto SMART, do Instituto Superior Técnico; e Maria Michela Corvino, engenheira de aplicações de segurança em Observação da Terra na ESA. 

Ainda sob uma tónica mais verde, a New Space Atlantic Summit dá destaque ao debate entre progresso tecnológico e sustentabilidade. O painel Development and Sustainability: Space in the CPLP (Desenvolvimento e Sustentabilidade: O Espaço na CPLP) juntará Letícia Vilani Morosino, chefe de gabinete da Agência Espacial Brasileira, Osvaldo Porto, gestor de projetos espaciais do Programa Nacional Espacial angolano, e Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.  

O dia encerra com dois painéis seguidos que procuram olhar para o futuro dos setores espaciais a nível nacional e internacional: Space Economy & Investments in Space (A Economia Espacial e os Investimentos no Espaço) e New Opportunities for the space sector with the Recovery and Resilience Plan (Novas oportunidades para o setor espacial com o Plano de Recuperação e Resiliência).  

O primeiro é composto pelos oradores Fernando Ferreira, gestor de investimentos da Portugal Ventures, Raphael Von Roettgen, diretor da E2MC Ventures, e Rodolfo Condessa, Principal da Armilar Venture Partners 

Já o último painel, que fecha a conferência, juntará em debate Francisco Vilhena da Cunha, CEO da GeoSat, Carolos Cerqueira, gestor de desenvolvimento de negócios da Neuraspace, Ivo Vieira, CEO da Lusospace, e Pedro Rodrigues, gestor de desenvolvimento de negócios da TEKEVER 

A inscrição na New Space Atlantic Summit é gratuita, mas o registo é obrigatório. Faça o seu em www.newspaceatlanticsummit.com até domingo, dia 7 de maio.  [Inscrições encerradas]

Descarregue a agenda aqui.

Autor
Portugal Space
Data
4 de Maio, 2023