PPUE: Fórum de Alto Nível reforça a cooperação
África-Europa no âmbito da Observação da Terra

O Fórum de Alto Nível reunirá os principais decisores africanos e europeus no domínio espacial de ambos os continentes para dois dias de discussões.

Nos dias 10 e 11 de junho de 2021, a Presidência Portuguesa, em estreita colaboração com a Comissão da União Africana, a Comissão Europeia, a Agência Espacial Europeia, a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT, sigla em inglês), a Agência Espacial Portuguesa e o AIR Centre, organiza a Conferência de Alto Nível Europa-África sobre Observação da Terra (Africa-Europe Space Earth Observation High-Level Forum).

Em 2007 a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia já tinha organizado a 2ª Conferência Europa-África (Lisboa, dezembro 2007), durante a qual foi lançado o processo GMES&Africa. Desde esse evento de referência na cooperação África-Europa no âmbito da Observação da Terra, foram alcançados progressos substanciais no que diz respeito à utilização de dados de observação da terra e ao desenvolvimento de aplicações e serviços nesse domínio.

14 anos depois Portugal preside de novo ao Conselho da União Europeia e a cooperação com África em termos de Observação da Terra volta a ser uma prioridade.

Este evento de Alto Nível reúne decisores-chave africanos e europeus na área do Espaço: ministros, comissários europeus e africanos, o Diretor Geral da Agência Espacial Europeia, assim como membros das comunidades científicas e de inovação dos dois continentes para dois dias de diálogo.

Os debates do primeiro dia centrar-se-ão em diversos temas técnicos, desde a Ciência do sistema terrestre e desafios, a Observação da Terra para a tomada de decisões baseada em evidências, plataformas de digitalização e conhecimento, até à tecnologia de ponta baseada na Observação da terra e capacitação. O segundo dia do evento envolve ministros e decisores de Alto Nível, e focar-se-á, não apenas nos aspetos relativos a políticas públicas no âmbito da cooperação África-Europa, mas também nos debates com jovens empresários.

O programa inclui a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, da Comissária para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Comissão da União Africana, Sarah Anyang Agbor, da Comissária para a Economia Rural e Agricultura da Comissão da União Africana, Josefa Sacko, do Diretor Geral da Agência Espacial Europeia, Josef Aschbacher, do Diretor Executivo da Agência para o Programa Espacial da União Europeia, Rodrigo da Costa, entre outros.

Está prevista a adoção do “Lisbon Manifesto on Europe-Africa Space Earth Observation” para reforçar o papel dos Espaço nas transições digital e ambiental, bem como de um roteiro para promover a cooperação científica, tecnológica e empresarial África-Europa visando o desenvolvimento de aplicações baseadas baseados em satélites de Observação da Terra.

Para mais informação, visite https://africaeurope-eoforum.eu/.

Os jornalistas que pretendam assistir ao evento em Lisboa devem solicitar acreditação permanente assim que possível. O processo de acreditação é realizado exclusivamente online, através da plataforma disponível em www.2021portugal.eu e consiste em:

  •  pedido da acreditação para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia
  •  pedido para registo no evento. Os pedidos devem ser feitos na área reservada de cada jornalista o mais cedo possível.
Autor
Portugal Space
Data
9 de Junho, 2021