PROSSE 2026 tem 600 mil euros para
apoiar investigação

Edição de 2026 do programa de financiamento para investigação da Agência Espacial Portuguesa arranca a 5 de fevereiro com webinar informativo.

Inscreva-se no Webinar

 

A Agência Espacial Portuguesa lança, no próximo mês de fevereiro, a edição de 2026 do PROSSE (PROdex for Science in Space Exploration). O concurso, dedicado à investigação científica na área da exploração espacial, já apoiou vários projetos desenvolvidos em Portugal. Este ano, o programa conta com um orçamento de 600 mil euros. Cada projeto pode receber até 300 mil euros.  

Criado no âmbito da participação portuguesa no programa PRODEX da Agência Espacial Europeia (ESA), o PROSSE apoia o desenvolvimento de projetos científicos relevantes para a exploração espacial e para outros setores da economia e da sociedade, permitindo a realização de investigação em diferentes tipos de infraestruturas e plataformas, incluindo ambientes terrestres e suborbitais, plataformas de microgravidade e missões em órbita, entre outras possibilidades.  

Entre 2023 e 2025, o programa apoiou seis projetos com um financiamento total de 420 mil euros. A edição de 2025 selecionou dois projetos de investigação em microgravidade, NEURONAUT e U-SANS, num financiamento total de 100 mil euros, após um processo de avaliação que incluiu um júri de especialistas internacionais e uma etapa de verificação de viabilidade técnica e financeira pela equipa PRODEX da ESA. Esta experiência deverá servir de referência para a nova edição, num ciclo no qual se pretende alargar o alcance do programa e consolidar a participação nacional em oportunidades de investigação associadas à exploração espacial.  

O lançamento público do concurso será assinalado com um webinar no dia 5 de fevereiro, com um programa preliminar que inclui uma sessão de abertura e apresentação de resultados de 2025, seguida de intervenções dedicadas aos projetos NEURONAUT e U-SANS. Estará também em destaque uma apresentação sobre o Programa de Exploração Espacial da ESA, bem como um bloco dedicado a fornecedores de soluções comerciais para experimentação e acesso a plataformas, incluindo contributos da Yuri, SAS/ICE Cubes, Kayser Italia/Kubik e iSpace Europe, além de momentos de perguntas e respostas. O programa prevê ainda uma breve apresentação sobre o Biobanco da ESA, antes do enquadramento final do concurso de 2026 e de um novo momento de Q&A.

Autor
Agência Espacial Portuguesa
Data
20 de Janeiro, 2026