Sustentabilidade e diplomacia em destaque na 6.ª edição da New Space Atlantic Summit
Cimeira anual da Agência Espacial Portuguesa volta a reunir o ecossistema espacial nacional e internacional, desta vez em Lisboa, em maio.
A New Space Atlantic Summit, a cimeira organizada pela Agência Espacial Portuguesa, está de regresso. Na sua sexta edição, o evento mantém a tónica da sustentabilidade, mas olha para a cooperação entre nações como ferramenta para a paz e articulação no que ao Espaço diz respeito. Sob o tema “A Global Effort for Space Sustainability” (“Um Esforço Global para a Sustentabilidade Espacial”), a edição de 2023 da New Space Atlantic Summit está marcada para o dia 10 de maio, nas instalações da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), em Lisboa.
Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, nota que “o tema da sustentabilidade está presente desde o dia zero em todas as atividades desenvolvidas” pela agência. “No ano passado, adotamos o lema Um Espaço Sustentável para Uma Terra Sustentável e esse foi, também, o tema da edição de 2022 a New Space Atlantic Summit , que levamos a Aveiro. Este ano, continuamos a priorizar essa procura por soluções sustentáveis, mas olhámo-la através da diplomacia”, contextualiza.
A conferência, de acesso gratuito, mas registo obrigatório, contará com uma mão cheia de sessões, “que alargarão o espectro sobre a noção de Espaço como ferramenta diplomática”, explica Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa. “Contaremos com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais ”, acrescenta, referindo que a conferência deste ano será o momento para desvendar algumas novidades que “contribuirão significativamente para a afirmação de Portugal no setor espacial internacional” e “potencializará novas oportunidades”.
Confirmadas estão as sessões sobre a “Gestão e Sustentabilidade das Atividades Espaciais”, “Como pode a Observação da Terra contribuir para uma gestão conjunta de recursos?”, “O Espaço como ferramenta para o desenvolvimento socioeconómico na CPLP”, “Políticas de Sustentabilidade e Investimento no Espaço” e ainda “O Espaço como Ferramenta Educativa”. Como habitual, as sessões serão intercaladas por apresentações de convidados especiais da Agência Espacial Portuguesa.
Consulte a agenda aqui.