Terceira edição do PROSSE aposta em investigação em microgravidade

Agência Espacial Portuguesa lança nova edição do PROSSE (PROdex for Science in Space Exploration), desta vez focada na promoção de investigação científica em microgravidade. Programa tem até 100 mil euros para financiar novos projetos.

Registe-se

Após ter recebido mais de 20 candidaturas nos dois primeiros anos, a Agência Espacial Portuguesa lança a 5 de fevereiro, a nova edição do PROSSE (PROdex for Science in Space Exploration), um programa de financiamento dedicado a apoiar projetos de investigação científica na área da exploração espacial. O PROSSE 2025 tem até 100 mil euros para promover pesquisas em ambiente de microgravidade. A edição deste ano arranca no dia 5 de fevereiro com uma sessão de esclarecimento online.

Criado no âmbito da participação portuguesa no programa PRODEX da Agência Espacial Europeia (ESA na sigla inglesa), o PROSSE tem como objetivo financiar projetos científicos relevantes para a exploração espacial ou para outros setores da economia e sociedade. As iniciativas podem ser realizadas em infraestruturas terrestres ou suborbitais, incluindo o Space Rider, na Estação Espacial Internacional, entre outras.

“O Programa PROSSE reforça o compromisso da Agência na promoção da inovação científica e tecnológica nacional, consolidando o papel de Portugal na investigação espacial e incentivando o desenvolvimento de parcerias estratégicas no setor”, sintetiza Joan Alabart, gestor de programas de Exploração Espacial e de Inovação e Empreendedorismo.

À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, o lançamento do PROSSE 2025 fica marcado por um seminário online, que visa aumentar a visibilidade da iniciativa e estimular a participação do ecossistema nacional. “Queremos mais e melhores candidaturas e queremos estimular a participação da comunidade científica nacional em atividades relacionadas com a exploração espacial, incentivando a criação de parcerias entre instituições académicas e empresas que atuam neste domínio”, explica Marta Gonçalves, gestora de programas Científicos da Agência Espacial Portuguesa.

A agenda da sessão inclui a apresentação dos resultados alcançados no concurso PROSSE 2024, a divulgação de informações sobre os programas PRODEX e SciSpacE da ESA, bem como uma explicação detalhada dos requisitos e prazos associados ao concurso de 2025. Também será abordada a utilização de análogos espaciais em Portugal, nomeadamente a missão Subsea, desenvolvida pela ESA em parceria com a Marinha Portuguesa.

Além disso, estarão presentes representantes dos projetos vencedores do PROSSE 2024: UNFORESEEN, do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), e ASTROPOWER, do LIBPhys (Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física das Radiações). O primeiro usa técnicas de aprendizagem profunda (deep learning) para detetar crateras na superfície de Marte, enquanto o LIBPhys se propõe a estudar a mitigação da perda de potência muscular nos astronautas através de técnicas de biofeedback acústico para tensão miotática. Ambos os projetos estão atualmente em desenvolvimento.

Em 2025, as propostas submetidas serão novamente avaliadas por uma comissão de especialistas internacionais e pela equipa técnica da ESA, assegurando o rigor científico e a qualidade das iniciativas selecionadas.

As candidaturas para a edição de 2025 abrem no dia 5 de Fevereiro, após a sessão informativa, para à qual a inscrição é obrigatória e pode ser feita aqui.

Autor
Portugal Space
Data
13 de Janeiro, 2025