Editorial
Bem-vindos à primeira edição da Newsletter da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.
Lançamos este mês de Fevereiro um novo meio mensal, de partilha e de encontro entre as pessoas, as empresas, as universidades e os centros de investigação que estão a contribuir para transformar Portugal numa nação espacial, e em particular para que todos se possam rever no que Portugal faz, quem são as nossas pessoas no espaço e também trazer as notícias relevantes para o setor.
Esta será uma plataforma de promoção do ecossistema espacial português junto do público em geral, que quer contribuir para que o conhecimento das ciências do Espaço seja fomentado, estimulando a literacia científica, aguçando a curiosidade para quem acabou de chegar a este maravilhoso mundo, mas também que consolide o conhecimento que está a ser desenvolvido em Portugal. Queremos que seja uma plataforma que dê palco às empresas portuguesas, aos centros de Investigação e a todas as entidades que mostre a sua capacidade de inovação e as suas conquistas tecnológicas e empresariais.
Mensalmente, encontrará aqui as últimas notícias do ecossistema espacial português, as oportunidades de negócio nacionais e internacionais, as vagas de emprego ou os eventos que não deve perder. Queremos que este espaço dê a conhecer os investigadores, empresários, cientistas e empreendedores que fazem o setor em Portugal e no mundo. A cada mês iremos apresentar-lhe de forma aprofundada um tema, uma área de atuação, um segmento de negócio ou investigação, mostrando quem são as empresas, os centros de investigação e as pessoas que compõem o ecossistema. Iremos dar voz a especialistas de várias áreas promovendo o conhecimento que se produz em Portugal.
O primeiro número da nossa Newsletter é dedicado à Observação da Terra e tem uma mensagem bastante clara: a solução para conhecermos muitos dos problemas que temos na Terra podem estar no espaço. A partir de Frascati, em Itália, apresentamos-lhe Sara Aparício, cientista portuguesa a trabalhar no Centro de Observação da Terra da Agência Espacial Europeia (ESA), ESRIN. A Sara entrou na ESA através do programa Young Graduate Trainee, que volta a ter inscrições abertas este mês, sendo uma oportunidade única para jovens recém-formados que se queiram aventurar neste setor.
Na Agência Espacial Portuguesa, Fevereiro será ainda altura para começarmos a preparar a Cimeira Ministerial Space22+, que em Dezembro definirá os programas e as áreas, assim como envelope financeiro que ditará a forma como a ESA irá dar resposta aos próximos anos aos grandes desafios para o Espaço, na Europa. Voltamos a encontrarmo-nos em Março. Boas leituras!