Editorial

Bem-vindos à primeira edição da Newsletter da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.

Lançamos este mês de Fevereiro um novo meio mensal, de partilha e de encontro entre as pessoas, as empresas, as universidades e os centros de investigação que estão a contribuir para transformar Portugal numa nação espacial, e em particular para que todos se possam rever no que Portugal faz, quem são as nossas pessoas no espaço e também trazer as notícias relevantes para o setor.  

Esta será uma plataforma de promoção do ecossistema espacial português junto do público em geral, que quer contribuir para que o conhecimento das ciências do Espaço seja fomentado, estimulando a literacia científica, aguçando a curiosidade para quem acabou de chegar a este maravilhoso mundo, mas também que consolide o conhecimento que está a ser desenvolvido em Portugal. Queremos que seja uma plataforma que dê palco às empresas portuguesas, aos centros de Investigação e a todas as entidades que mostre a sua capacidade de inovação e as suas conquistas tecnológicas e empresariais. 

Mensalmente, encontrará aqui as últimas notícias do ecossistema espacial português, as oportunidades de negócio nacionais e internacionais, as vagas de emprego ou os eventos que não deve perder. Queremos que este espaço dê a conhecer os investigadores, empresários, cientistas e empreendedores que fazem o setor em Portugal e no mundo. A cada mês iremos apresentar-lhe de forma aprofundada um tema, uma área de atuação, um segmento de negócio ou investigação, mostrando quem são as empresas, os centros de investigação e as pessoas que compõem o ecossistema. Iremos dar voz a especialistas de várias áreas promovendo o conhecimento que se produz em Portugal.  

O primeiro número da nossa Newsletter é dedicado à Observação da Terra e tem uma mensagem bastante clara: a solução para conhecermos muitos dos problemas que temos na Terra podem estar no espaço. A partir de Frascati, em Itália, apresentamos-lhe Sara Aparício, cientista portuguesa a trabalhar no Centro de Observação da Terra da Agência Espacial Europeia (ESA), ESRIN.  A Sara entrou na ESA através do programa Young Graduate Trainee, que volta a ter inscrições abertas este mês, sendo uma oportunidade única para jovens recém-formados que se queiram aventurar neste setor.  

Na Agência Espacial Portuguesa, Fevereiro será ainda altura para começarmos a preparar a Cimeira Ministerial Space22+, que em Dezembro definirá os programas e as áreas, assim como envelope financeiro que ditará a forma como a ESA irá dar resposta aos próximos anos aos grandes desafios para o Espaço, na Europa. Voltamos a encontrarmo-nos em Março. Boas leituras!  

Autor
Ricardo Conde
Data
3 de Fevereiro, 2022
Sobre o autor

Ricardo Conde, 55 anos, é pai de duas lindas meninas.
É Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa e tem uma pós-graduação em Tecnologias Espaciais.
Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra
Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da direcção. Cerca de um ano depois, foi nomeado presidente interino, tendo sido eleito presidente da Agência Espacial Portuguesa em 2021.
Ainda que o espaço lhe preencha a alma, Ricardo Conde procura maximizar os seus tempos livres de diversas formas — seja a rasgar ondas em cima de uma prancha de surf ou a tocar bateria.