Nova competição desafia estudantes portugueses do Ensino Superior a construírem o seu satélite

A iniciativa Cubesat Portugal pretende complementar a formação académica dos estudantes do ensino superior portugueses, desafiando-os a trabalharem num ambiente real para lançarem o seu satélite.  

A competição Cubesat Portugal, promovida pela Agência Espacial Portuguesa vai desafiar os estudantes do Ensino Superior a criarem e lançarem um nano-satélite (cubesat). As inscrições abrem a 7 de junho.

O Cubesat Portugal, que culminará com o lançamento de um cubesat de 1U (um satélite miniaturizado com um formato padrão de 10×10×10 cm), dará aos estudantes a possibilidade de conceberem e desenvolverem todos os subsistemas do satélite, com uma missão primária pré-definida e missões secundárias para cumprir um objetivo específico definido pela equipa.

Para competirem, os alunos inscritos nas universidades ou politécnicos portugueses devem constituir-se em equipas multidisciplinares, as quais tem de estar preparadas para desenvolver o projeto ao longo de dois anos. O calendário da competição prevê a apresentação das equipas selecionadas em Setembro deste ano e a participação das mesmas numa série de workshops de apoio ao trabalho dos estudantes ao longo dos meses seguintes.

“Através desta iniciativa, a Agência Espacial Portuguesa quer contribuir para que os estudantes portugueses se empenhem no desenvolvimento de um caso prático, que lhes permite desenvolver competências técnicas, aperfeiçoar capacidades de resolução de problemas e pensar em soluções de engenharia”, explica Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.

A competição Cubesat Portugal vem reforçar os instrumentos de implementação da Estratégia Nacional para o Espaço – Portugal Espaço 2030, ligando vários atores do setor espacial: desde os jovens em formação, às instituições em que estudam e à própria indústria; e promovendo o desenvolvimento de capacidades úteis para o setor (sejam hard ou soft skills) assim como o entendimento do seu funcionamento.  Isto é feito numa abordagem ao chamado New Space, seguindo a tendência de miniaturização de plataformas espaciais e a redução dos custos de acesso ao espaço.

“A Agência está aqui a trabalhar em duas dimensões: o desenvolvimento de competências académicas e de investigação, mas também a colaboração entre as instituições de Ensino Superior e a indústria, visando a construção de parcerias e partilha de conhecimento”, acrescenta Ricardo Conde.

Marta Gonçalves, gestora de programas educativos e científicos da Agência Espacial Portuguesa, diz ainda que a iniciativa CubeSat Portugal vem dar resposta ao Eixo 3 da Estratégia, que visa reforçar a investigação, o desenvolvimento de competências e a formação avançada de recursos humanos qualificados, que conduzam à sustentabilidade de longo prazo do ecossistema nacional: “Vamos desafiar os estudantes universitários portugueses a trabalhar em ambientes e equipas multidisciplinares simulando o que acontece numa empresa do setor espacial, e juntando o projeto de desenvolvimento de um negócio ou produto à conceção de uma missão espacial”.

Esta é já a terceira competição educativa levada a cabo pela Agência Espacial Portuguesa, após a criação do European Rocketry Challenge (EuRoC), em 2020, e do Astronauta por um Dia, em 2022, dedicadas a alunos do ensino superior e dos ensinos básico e secundário, respetivamente.

 

Autor
Portugal Space
Data
15 de Março, 2024