2019 New Space Atlantic Summit

Santa Maria, Açores | 21-22 de Junho, 2019

Bem-vindo ao New Space Atlantic Summit 2019.

O espaço é hoje, inquestionavelmente, uma infra-estrutura para a vida quotidiana, contribuindo para o bem-estar e sucesso da sociedade e da economia, apoiando negócios em diversos setores: agricultura e pesca, monitorização de infraestruturas, desenvolvimento urbano, defesa e segurança, navegação, monitorização ambiental e desenvolvimento sustentável, bancário, comunicações, para citar apenas alguns. À medida que o setor espacial evolui, surgem novas oportunidades para dar resposta às necessidades emergentes desses diferentes setores. A transformação digital impõe mudanças significativas em todos os setores e, visando a redução do time to market e do tempo para órbita, e a redução de custos, as atividades no espaço podem acelerar o valor agregado que pode trazer para os negócios. O grande objetivo é promover e possibilitar a criação de novos mercados e o crescimento do emprego qualificado em diversas áreas de nossas economias.

No contexto da evolução da missão espacial e do papel das Agências Espaciais de agências puras para parceiros, facilitadores, mediadores, intermediários e facilitadores, o New Space Atlantic Summit 2019, em Santa Maria, nos dias 21 e 22 de Junho abordou as novas oportunidades para o espaço e outros setores.

A estratégia espacial portuguesa, “Portugal Espaço 2030”, e a recém-fundada Agência Espacial Portuguesa “Portugal Space” contextualizou e ofereceu inspiração para uma ampla gama de tópicos que foram abordados por especialistas em vários painéis de discussão. Processos e produtos emergentes para impulsionar a exploração de dados espaciais e sinais através de serviços e aplicações baseados no espaço foram discutidos particularmente de forma a contribuir para a criação de novos serviços, como transporte autónomo e sustentabilidade ambiental, juntamente com o desenvolvimento, construção e operação de infra-estruturas espaciais (mini-, micro e nano-satélites e um porto espacial).

A New Space Atlantic Summit 2019 seguiu as principais conclusões da 1ª cimeira (Maio de 2018) em Lisboa, que reuniu novos atores e atores ativos na Europa na área do Novo Espaço. É organizado pela Portugal Space em colaboração com a Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia, a FCT, o Atlantic International Research Centre – AIR Centre e a Agência Espacial Europeia (ESA).

 
Autor
Portugal Space
Data
21 de Junho, 2019