A ESA está à tua procura: candidata-te ao YGT 2022

As candidaturas para o Programa para Jovens Graduados abrem em fevereiro e março. Não percas a oportunidade de iniciar o teu caminho para o espaço no local certo!

Chegou aquela altura do ano e o teu futuro pode estar apenas a um clique de distância. Mais uma vez, a Agência Espacial Europeia (ESA) abre as suas portas para todos os jovens europeus graduados, incluindo os estudantes portugueses. Com o Programa para Jovens Graduados (YGT na sigla inglesa para Young Graduate Programme), a ESA oferece um contrato de um ano, um salário mensal e, quem sabe, a possibilidade de chegares à Lua. Se estás no último ano do teu mestrado ou se acabaste de te licenciar nas áreas da ciência e engenharia, tecnologias de informação, ciências naturais e sociais ou dos negócios, este pode ser mesmo o início de algo único para ti.  

Com o apoio de Portugal como Estado-Membro, a ESA reabriu o YGT, permitindo que 100 jovens com formação no Ensino Superior possam descobrir de que forma é que o espaço pode ajudar a resolver alguns dos problemas mais urgentes do nosso planeta. E se ainda não sabes, esta também pode ser uma oportunidade para descobrir o quão fascinante o universo é.  

Além de ser um ano excitante e cheio de descobertas, este estágio na ESA pode bem ser uma rampa de lançamento para uma carreira nos setores aeroespaciais português e europeu, bem como em centros de investigação de renome, organizações internacionais e, claro, na ESA.  

Trabalhar na ESA é fazer parte da exploração do universo, da conceção, design e aquisição de satélites e outros veículos espaciais, incluindo robôs, ou trabalhar em tecnologias espaciais emergentes com o intuito de encontrar soluções para resolver problemas sociais complexos. Mas isto também significa que podes vir a fazer parte da equipa que prepara o lançamento e as operações das missões científicas da ESA, ou até mesmo da equipa de engenharia responsável pelo desenvolvimento de sistemas para a exploração lunar.  

Como aceder ao YGT?   

  1. Explora as oportunidades do programa aqui 
  2. Escolhe a que melhor se adequa a ti e aos teus interesses.  
  3. Regista-te e cria o teu perfil de canndidato com o teu currículo e carta de motivação. 
  4. Candidata-te!  

 A ESA tem, atualmente, operações em sete países, incluindo a sede em Paris, França; o Centro Europeu de Astronautas (EAC), em Colónia, e o Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt, ambos na Alemanha; o Centro Europeu de Astronomia Espacial (ESAC), em Villanueva de la Canada, Madrid, Espanha; o Centro de Observação da Terra da ESA (ESRIN), em Frascati, Itália; o Centro Europeu de Investigação e Tecnologia Espacial (ESTEC), em Noordwijk, Holanda; o Centro Europeu de Aplicações Espaciais e Telecomunicações (ECSAT), em Harwell, Reino Unido; e, finalmente, o Centro Europeu de Educação e Segurança Espacial (ESEC), em Redu, Bélgica. 

A ESA tem várias vagas abertas, sendo que cada pessoa pode candidatar-se até duas posições diferentes. Caso te candidates a mais vagas, as tuas submissões não serão consideradas. Também podes registar-te na plataforma para receberes alertas e emprego ao longo de todo o ano.  

© ESA. Tradução: Agência Espacial Portuguesa

Boa sorte! 

Autor
Portugal Space
Data
3 de Fevereiro, 2022