Abertas as inscrições para a 3.ª edição do
European Rocketry Challenge – EuRoC

A terceira edição do European Rocketry Challenge – EuRoC volta a Ponte de Sor de 11 a 18 de outubro. Alunos universitários europeus podem concorrer até 6 de março. Em 2021, a competição de lançamento de foguetões universitários juntou 19 equipas, num total de 400 participantes.

O European Rocketry Challenge – EuRoC regressa a Ponte de Sor e ao Campo Militar de Santa Margarida de 11 e 18 de outubro de 2022 para a sua terceira edição. Promovido pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space este é o primeiro concurso europeu de lançamento de foguetões desenhados e montados por estudantes universitários. As inscrições estão abertas até 6 de março e os interessados podem candidatar-se na página de internet da competição. 

 “O EuRoC cresceu, consolidou-se e é inegável que é já uma competição de referência para os estudantes universitários europeus”, congratula-se o presidente da Portugal Space, Ricardo Conde. “Tornou-se num concurso muito importante para as equipas universitárias que se dedicam ao design e montagem de foguetões e também já deixou a sua marca nas nossas universidades. No ano passado, tivemos o lançamento do primeiro rocket universitário português — o Blimunda, do Instituto Superior Técnico de Lisboa e em 2022 temos novas equipas portuguesas na calha”, acrescenta.  

Em 2021, a segunda edição do EuRoC, reuniu 19 equipas provenientes de 12 países em Ponte de Sor e Santa Margarida para lançarem os seus foguetões. No total, participaram no evento mais de 400 estudantes, vindos de países como a Suíça, Polónia, Grécia, Alemanha, Dinamarca, e, claro Portugal, entre outros. Com prémios entregues às várias categorias de voo, o grande vencedor da segunda edição foi a equipa suíça EPFL Rocket Team, que levou para casa o EuRoC Award, primeiro prémio da classificação geral. 

A gestora de projetos educativos da Agência Espacial Portuguesa, Marta Gonçalves, espera que o número de estudantes presentes no evento cresça nesta terceira edição. E há boas razões para acreditar que tal acontecerá: “Em 2020, ano da primeira edição, e em pleno contexto pandémico, tivemos seis equipas a participar. No ano passado, esse número mais que triplicou. Perspetivamos que o interesse das equipas universitárias europeias na competição não só se mantenha, como se alargue a mais alunos e, quem sabe, outros países.”  

Para motivar o interesse dos estudantes universitários nas temáticas de construção de foguetes, em particular no EuRoC, a Agência Espacial Portuguesa promoveu, em articulação com a Universidade Técnica de Munique, a primeira edição de um curso online baseado em palestras dadas por especialistas em diversas áreas, como o design, sistemas de segurança ou de recuperação. Nesta formação, denominada de EuRoC Pre-Course, que decorreu entre 14 e 19 de fevereiro, também foram apresentadas as regras para o lançamento de foguetões na competição. 

Promovido pela primeira vez em Outubro de 2020, o EuRoC desafia estudantes de licenciatura e mestrado a lançar os seus foguetes de propulsão sólida, líquida ou híbrida até altitudes de 3.000 ou 9.000 metros. A competição está totalmente alinhada com os objetivos estratégicos da Agência Espacial Portuguesa, nomeadamente no desenvolvimento de um quadro cultural/educativo capaz de impulsionar o desenvolvimento sustentável do sector espacial em Portugal. 

 As inscrições para a terceira edição do EuRoC estão abertas até dia 6 de março e pode ser feita em www.euroc.pt, onde também se encontra toda a documentação necessária para as equipas.   

 

Autor
Portugal Space
Data
22 de Fevereiro, 2022