Agência Espacial Portuguesa lança inquérito para atualizar Catálogo Espacial Português
O novo inquérito é o ponto de partida para a atualização do Catálogo Espacial Português. Empresas e centros de investigação
com ligações ao Espaço poderão responder até 23 de fevereiro.
Questionário Indústria Questionário Centros de Investigação
A Agência Espacial Portuguesa lança esta segunda-feira, 16 de janeiro, um estudo que tem como objetivo fazer um retrato atualizado da indústria espacial e dos centros de investigação em Portugal. O questionário que permite mapear o ecossistema espacial português já está disponível no site da Agência.
Os resultados darão origem a uma versão atualizada do catálogo Portugal Space — Overview of the Portuguese Space Ecosystem 2021 | 2022. “A participação da indústria e dos centros de investigação no inquérito de 2021 excedeu as nossas expetativas e o Catálogo revelou-se uma excelente ferramenta de divulgação nacional e internacional das competências e do trabalho do ecossistema”, aponta Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.
O catálogo Portugal Space — Overview of the Portuguese Space Ecosystem, que atualizou e expandiu o documento criado em 2013 pela FCT Space Office, mostrou a existência de 52 empresas e 30 centros de investigação cuja atividade principal (ou uma significativa parte desta) se desenrola no setor espacial.
Este questionário aborda temas como o número de trabalhadores ou investigadores, a composição das equipas, bem como as áreas de atividade ou de investigação. Além disso, também procura conhecer os principais projetos industriais e/ou de investigação de cada organização, assim como a relação das organizações com o setor espacial nacional e internacional, nomeadamente no que se relaciona com as ferramentas de financiamento.
Os resultados serão, à semelhança do que foi feito anteriormente, utilizados para criar o Catálogo Espacial Português 2023-2024. Além das fichas informativas de cada empresa e/ou centro de investigação, o catálogo incluirá ainda secções dedicadas aos projetos educativos ligados ao setor espacial, a participação de Portugal nas mais diversas organizações internacionais, bem como informação sobre a relação da cultura ao Espaço ou ao empreendedorismo, por exemplo.
“Este documento permite que todo o ecossistema apresente as suas as capacidades a vários níveis, desde produtos, tecnologias, serviços a conhecimentos relacionados com a área do espaço”, explica Joan Alabart, gestor de projetos industriais da Agência Espacial Portuguesa. “Sabemos que o ecossistema está em constante evolução, temos mais empresas e centros de investigação ligados ao espaço, o setor tem mais e melhores capacidades instaladas, e esperamos que o ecossistema responda ao desafio e que o novo Catálogo espelhe esse crescimento.”
As empresas e centros de investigação interessados em responder a este questionário deverão fazê-lo até 23 de fevereiro.
O preenchimento deste questionário deve ser feito em inglês. Dada a extensão do mesmo, sugerirmos a consulta antecipada das questões: