Astronauta por um Dia com nova data-limite para inscrições

Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência Espacial Portuguesa dará a oportunidade a 30 jovens estudantes portugueses de flutuarem como astronautas. Prazo para apresentação de candidaturas foi alargado para 28 de fevereiro.

Inscrições abertas!

 

O período de submissão de candidaturas à primeira fase da terceira edição da competição nacional Astronauta por um Dia (anteriormente conhecida como Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia) foi alargado até dia 28 de fevereiro. As candidaturas podem ser submetidas no website oficial www.astronautaporumdia.pt, no qual também está disponível para consulta o regulamento da competição.

À semelhança das duas edições anteriores, o Astronauta por um Dia, iniciativa da Agência Espacial Portuguesa, segue um sistema de avaliação que replica os verdadeiros processos de seleção de astronautas. Assim, nesta primeira fase, ainda em curso, os candidatos terão de submeter um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos, para além do preenchimento de um formulário com informações gerais.

Do número total de candidatos desta primeira fase, serão selecionados 250 para a segunda fase, que consiste numa prova de Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial. À terceira fase passam 100 candidatos, que realizarão uma prova de Aptidão Física. Finalmente, 50 serão convocados para uma Entrevista, a partir da qual se selecionarão os 30 finalistas. Contudo, a participação no voo parabólico só é garantida se, após a realização de um exame médico, o candidato for considerado apto para voar.

Os 30 finalistas selecionados realizarão um voo de gravidade zero, que simula o ambiente de microgravidade vivido no Espaço pelos astronautas. O voo está marcado para o dia 29 de setembro, partindo da Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa, em Beja.

Podem candidatar-se ao Astronauta por um Dia todos os alunos do ensino básico ou secundário do sistema de ensino português, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos à data do voo, e que frequentem, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano letivo. 

“Este ano estamos a registar um número de candidaturas superior ao das edições anteriores do programa, mas queremos potenciar a receção de candidatos com backgrounds diversos e de várias áreas de estudo”, explica Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa. “

Autor
Portugal Space
Data
21 de Fevereiro, 2024