Catálogo Espacial Português já está disponível

O catálogo Espacial Português, realizado pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, oferece um retrato aprofundado do ecossistema do setor espacial português, contando ainda com capítulos dedicados ao cruzamento do espaço com outros domínios, como a educação e as artes.

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, apresenta esta semana, durante a Cimeira Ministerial da Agência Espacial Europeia (ESA), o catálogo Portugal Space – Overview of the Portuguese Space Ecosystem, um retrato aprofundado do ecossistema do setor espacial português.

A análise produzida pela Portugal Space, através de um inquérito lançado ao ecossistema espacial, mostrou a existência de 52 empresas e 30 centros de investigação cuja atividade principal (ou uma significativa parte desta), se desenrola no sector espacial. O Catálogo tem ainda um capítulo especialmente dedicado ao direito espacial onde se incluem dois escritórios de advogados e três centros de investigação que trabalham nesta área legal.

No Catálogo Espacial Português, que já se encontra disponível para consulta online, dá-se destaque à visão que cada empresa e instituição de investigação tem para o setor espacial, mas também aos respetivos produtos, serviços, aplicações, tecnologias e projetos de I&D. Tendo como propósito incrementar a visibilidade do ecossistema espacial a nível nacional e internacional, o catálogo serve de instrumento de trabalho para profissionais residentes em Portugal ou no estrangeiro, permitindo-lhes identificar potenciais parceiros de negócio em atividades espaciais.

Para simplificar a navegação no Catálogo, foram criadas matrizes de competências, que proporcionam uma visão global da capacidade instalada no setor espacial português. “Divididas entre as capacidades industriais e das entidades de investigação, são um resumo da larga gama de áreas e competências associadas aos diferentes atores do setor, e visam fomentar a identificação de parceiros nacionais especializados nos diferentes domínios do espaço”, explica Joan Alabart, responsável por Relações Industriais e Projetos dentro da Agência Espacial Portuguesa.

O Catálogo Espacial Português oferece, para além disso, uma visão sobre infraestruturas espaciais instaladas em Portugal, bem como à presença portuguesa em organizações internacionais ligadas ao espaço, como sejam as entidades espaciais europeias, mas também eventos dedicados à temática em solo nacional. São exemplo disso as páginas dedicadas ao Teleporto de Santa Maria ou ao sistema de Space Surveillance and Tracking (SST-PT), à Space Kilometre Array Organization (SKAO), à European Union Agency for the Space Programmme (EUSPA), ao Space Studies Program (que a Agência Espacial Portuguesa vai organizar no próximo ano em Oeiras).

Uma vez que o Espaço não se encerra nestes domínios, também é possível explorar o cruzamento deste sector com outras atividades, numa lista diversa que alberga a educação, a cultura, as artes, e o empreendedorismo.

O documento conta ainda com o importante contributo do Ministério da Ciência, Educação e Ensino Superior, da AICEP, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Agência Nacional de Inovação, da ANACOM, do Gabinete Nacional de Segurança, do IPMA, da Direção-Geral do Território e da AED – Cluster Portugal.

 

Autor
Portugal Space
Data
18 de Novembro, 2021