Do Copernicus aos Negócios
A terceira sessão sobre o Programa Europeu para a Observação da Terra – Copernicus acontece dia 13 de Maio, com foco nas oportunidades de financiamento e negócio. A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória.
Esta imagem foi criada utilizando milhares de imagens recolhidas pelos satélites Copernicus Sentinel-1 entre 18 de Abril de 2020 e 17 de Abril de 2021 (em órbita descendente).
Representa um mosaico de parte da Europa e permite observar as alterações sazonais da vegetação durante o período de referência.
Registe-se Faça parte da rede portuguesa de utilizadores Copernicus
Os dados recolhidos pelos satélites Sentinel, do Programa Europeu para a Observação da Terra, Copernicus, são fundamentais para permitir que as tomadas de decisão sejam cada vez mais informadas, possibilitem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e garantam a sustentabilidade do planeta. Além disso, os dados de Observação da Terra são também uma importante fonte para o desenvolvimento de aplicações e serviços de valor acrescentado e, por conseguinte, geradores de oportunidades de negócios.
Depois de ter apresentado os serviços disponibilizados pelo Programa Copernicus, e exemplos de aplicações desenvolvidas a partir deste, a Agência Espacial Portuguesa organiza uma sessão sobre as oportunidades de negócio criadas pelo Programa Europeu de Observação da Terra (Consulte o Programa). A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória.
Esta terceira sessão informativa sobre o Programa Copernicus realiza-se a 13 de Maio, às 9 horas, o ciclo de sessões dedicadas à divulgação do programa Copernicus à comunidade nacional, no âmbito de uma ação do Acordo-Quadro de Parceira para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores dos Estados-Membros (FP-CUP)*.
A sessão dirige-se a todos os interessados no programa Copernicus, sejam eles provenientes da Administração Pública, academia, investigadores e empresas, incluindo todos os empreendedores com interesse em criar serviços e aplicações no sector da Observação da Terra. São inúmeras as possibilidades: serviços de gestão de culturas agrícolas, deteção de movimentos do solo e monitorização de infraestruturas, gestão de serviços portuários, avaliação das capacidades de geração de energias renováveis, entre muitos outros exemplos.
Nesta sessão serão apresentadas as plataformas digitais existentes que permitem o acesso aos dados do Copernicus e o seu potencial para a criação de negócios de valor acrescentado, os mecanismos de financiamento disponíveis (regionais, nacionais e internacionais), e também serão dados a conhecer exemplos de negócios de sucesso com base nos dados do programa Copernicus.
[*Este workshop é apoiado pelo Acordo-Quadro de Parceria Caroline Herschel da União Europeia para a adoção do Copernicus pelos utilizadores sob o acordo de subvenção nº FPA 275 / G / GRO / COPE / 17 /10042, projeto FPCUP (Framework Partnership Agreement on Copernicus User Uptake), Ação nº 18, “Portuguese users coordination and training – Part II (Portugal Space, Direcção-Geral do Território and Air Centre”, bolsa SGA n.º 10]