Estão selecionados os 30 finalistas do Astronauta por um Dia 2025

Pela quarta vez consecutiva, 30 jovens portugueses terão a oportunidade de flutuar como astronautas num voo parabólico. Coimbra e Lisboa são os distritos com mais finalistas apurados.

Em setembro, mais 30 jovens do ensino básico e secundário poderão dizer que experimentaram a sensação de gravidade zero num voo parabólico. A Agência Espacial Portuguesa já selecionou os finalistas da edição deste ano do Astronauta por um Dia, cujas provas eliminatórias arrancaram em janeiro deste ano.

Esta é a quarta vez que a Agência Espacial Portuguesa promove a iniciativa Astronauta por um Dia que, mais uma vez, viu reforçada a representatividade geográfica, dado que há finalistas de quase todo o território nacional. Além disso, volta a existir total equilíbrio no grupo de finalistas: são 15 rapazes e 15 raparigas.

“O Astronauta por um Dia de 2025 mostrou, mais uma vez, ser um fantástico programa da Agência: é uma competição nacional, que chega a todo o território e que é apelativa tanto para rapazes como para raparigas. É um projeto que põe as famílias e a comunidade académica a falar do espaço, que é, para muitos jovens, inspirador. Temos atingido estes objetivos em todas as edições da iniciativa, o que indica que os jovens e as suas comunidades estão cada vez mais próximos do espaço e das suas oportunidades”, aponta Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa.

Este ano, Coimbra e Lisboa são os distritos com maior representatividade no conjunto de finalistas da competição, com cinco finalistas cada. Segue-se Santarém, com quatro. Da Região Autónoma da Madeira, que no ano passado se viu representada na final com uma finalista, foram selecionados dois candidatos. A Região Autónoma dos Açores também estará representada com um candidato selecionado.

Já no que diz respeito à distribuição por escolaridade, 18 frequentam o ensino secundário e 12 estão inscritos no ensino básico. “Estes dados estão em conformidade com o que tem vindo a ser a tendência desde a primeira edição. É normal que a maior parte dos finalistas esteja no ensino secundário, uma vez que a têm já uma ideia sobre o percurso académico e profissional que querem seguir no futuro”, considera Marta Gonçalves, gestora de programas de Educação e de Ciência da Agência Espacial Portuguesa.

Os 30 finalistas do Astronauta por Um Dia  percorreram um caminho composto por quatro fases eliminatórias, nas quais foram testadas várias competências. A primeira etapa avaliou a motivação e criatividade dos concorrentes, através da submissão de um vídeo de candidatura. Para a segunda fase avançaram 250 candidatos, que viram a sua perceção espacial e interpretação postas à prova. Desses, foram selecionados 100 jovens para a terceira fase, que testou as suas aptidões físicas.

Para a quarta e última fase foram selecionados 50 candidatos, cujas capacidades de comunicação foram avaliadas por um júri composto por membros da Agência Espacial Portuguesa, da Ciência Viva, e pela cientista e astronauta análoga Ana Pires..

O voo parabólico tem partida marcada para o dia 21 de setembro, mas os 30 finalistas participarão em atividades e formações nos dias anteriores.

O Astronauta por um Dia tem o apoio da Ciência Viva, da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade do Porto e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Autor
Portugal Space
Data
23 de Maio, 2025