Express Ukrainian Call: ESA BIC Portugal
apoia empresas ucranianas

A Agência Espacial Portuguesa, o Instituto Pedro Nunes e a ANACOM lançaram uma chamada para apoiar empresas ucranianas do setor espacial
que se queiram instalar (mesmo que temporariamente) em Portugal. Candidaturas terminam a 26 de maio.

Em resposta à situação de guerra vivida na Ucrânia, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, o Instituto Pedro Nunes (IPN) e a ANACOM decidiram lançar a Express Ukrainian Call, uma iniciativa solidária que surge no contexto do programa ESA BIC Portugal.  A atividade visa apoiar empresas ucranianas que utilizem tecnologia espacial e que se queiram instalar (mesmo que temporariamente) em Portugal devido à situação que vive o seu país. A fase de candidaturas termina no dia 26 de maio. 

A Express Ukrainian Call vai selecionar projetos e ideias de negócio ucranianos para incubação de empresas na ESA BIC Portugal, disponibilizando financiamento, apoio técnico e empresarial e alojamento. O programa destina-se a empresas e cidadãos ucranianos que trabalhem no setor espacial ou que usem dados espaciais para o seu negócio.

A convocatória em modo “expresso” deve-se ao caráter excecional desta call de apoio à Ucrânia e às circunstâncias que o país atravessa 

A ESA BIC Portugal, coordenada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), é o centro de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal. Através da incubação de empresas, a ESA BIC Portugal promove a transferência e a comercialização de tecnologias espaciais, prestando apoio comercial e técnico a empresas que utilizam as tecnologias do espaço para fins industriais e comerciais tanto espaciais e terrestres. 

Mais informações sobre o programa e sobre as candidaturas em https://space.ipn.pt/esa/esa-business-incubation-centre/#express-ukrainian-call. 

Autor
Portugal Space
Data
17 de Maio, 2022