Habtrail vence Portugal Space Atlantic Challenge

Vencedor da competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, no âmbito dos Copernicus Masters,
foi conhecido na edição deste ano do Space Day.

Futuro: é por esta palavra que se rege o Space Day. O evento, que pretende ser uma celebração do ecossistema espacial europeu, destaca as soluções e empreendedores mais promissores através dos Space Awards, momento em que foram entregues os Copernicus e Galileo Masters. As duas categorias de prémios marcaram o compasso da edição deste ano do Space Day, que aconteceu na semana passada, a 15 de dezembro. Ao todo, foram atribuídos mais de 35 prémios, com destaque para a atribuição do primeiro prémio promovido pela Portugal Space.  

Integrado na competição internacional Copernicus Masters, que pretende promover a inovação na utilização de dados do programa europeu de Observação da Terra, o Portugal Space Atlantic Challenge foi atribuído ao projeto Habtrail, da empresa açoriana Eyecon Group. Com este desafio, a Agência Espacial Portuguesa procurou galardoar a solução mais revolucionária, tecnologicamente sólida e comercialmente mais viável que, à boleia dos dados do Copernicus, abordasse a problemática dos oceanos e das zonas costeiras 

O projeto Habtrail propõe-se a desenvolver uma ferramenta para combater a proliferação de algas nocivas em grande escala, que afetam não só as águas portuguesas, como todas as zonas costeiras do mundo. A empresa desenvolveu dois modelos de “deep learning”, funcionando o primeiro como um sistema de alerta, capaz de detectar e monitorizar a expansão destas algas através de pigmentos de qualidade de água com imagens dos satélites Sentinel-2 e Sentinel-3. Já o segundo consiste numa aplicação móvel que pode identificar algas nocivas em tempo quase real ou real. Considerando o impacto deste tipo de algas na aquicultura, na pesca, no turismo e na saúde pública, o Habtrail pode tornar-se num bom aliado da atividade marítima   

O presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, anunciou o vencedor do desafio nos Space Awards a adiantou que ao Portugal Space Atlantic Challenge chegaram “propostas de seis países diferentes”.  

O grande vencedor da edição deste ano do Copernicus Masters foi a aplicação móvel Orbiter, que também já havia vencido a edição de 2021 do ESA Challenge. A aplicação tem como objetivo levar ao público geral as imagens e dados recolhidos pelos satélites Copernicus Sentinel 2, 3 e 5p, apresentando informações recentes sobre a Terra.  

 

Dados para a agricultura e para as águas 

O Space Pitches premiou ainda as soluções mais promissoras de vários países e regiões.  

Na temática “Agricultura e Florestas”, o prémio Galileo Portugal foi atribuído ao projeto Agroture, da Enartin. O objetivo do Agroture é reduzir custos e aumentar a produtividade do setor agrícola através da utilização dos dados fornecidos pelo Galileo, o sistema de navegação por satélite da União Europeia, e pelo Copernicus, com recurso a inteligência Artificial. Com os dados Copernicus, os agricultores poderão ter acesso a informação e previsões do estado do tempo, fatores essenciais parra a tomada de decisões e para garantir a eficiência.  

Também a empresa Engenharia LS foi reconhecida pelo seu trabalho com o prémio Copernicus Açores, na temática “Monitorização do Meio Ambiente, Solo e Poluição”. A empresa faz uso dos dados do satélite Copernicus Sentinel-2 para recuperar a batimetria em áreas de pouca profundidade com níveis de precisão distintos para diferentes aplicações. Esta aplicação dos dados Copernicus é bastante relevante para a gestão e planeamento costeiro, principalmente num cenário de alterações climáticas e de subida do nível do mar.  

A competição Galileo Masters atribuiu o prémio maior ao WAMO, plataforma desenvolvida pela alemã e.Ray, de monitorização dos níveis e qualidade da água. A solução autossustentável providencia alertas para cheias, mas é também capaz de, pela monitorização da qualidade da água, detectar precocemente a existência e controlar a poluição.  

Os prémios Portugal Space Atlantic Challenge, Galileo Portugal e Copernicus Açores foram promovidos pela Agência Espacial Portuguesa, em parceria com o AIR Centre, Instituto Pedro Nunes, NOVA SBE e VCW Lab 

À semelhança dos anos anteriores, a edição de 2021 do Space Day foi organizada pelas redes Copernicus Masters e Galileo Masters e pela AZO – Space for Growth  

Autor
Portugal Space
Data
22 de Dezembro, 2021