Já estão decididos os finalistas da 3.ª edição do Astronauta por um Dia

Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência Espacial Portuguesa dá a 30 jovens estudantes a oportunidade de realizar um voo parabólico. Pela primeira vez, há finalistas oriundos da Madeira, Castelo Branco e Viana do Castelo.

Depois de meses de eliminatórias que puseram à prova várias capacidades dos candidatos em competição, já são conhecidos os 30 finalistas da edição de 2024 do Astronauta por um Dia. A terceira edição do concurso nacional promovido pela Agência Espacial Portuguesa vai permitir, uma vez mais, que os finalistas possam experimentar a sensação de gravidade zero que os astronautas sentem no espaço.

A bordo do avião Airbus A310, da francesa Novespace, estarão estudantes do ensino básico e secundário vindos de vários pontos do país. À semelhança dos anos anteriores, o Astronauta por um Dia chegou a várias geografias — e o corpo de finalistas corrobora-o. Pela primeira vez, há finalistas dos distritos de Castelo Branco e Viana do Castelo, assim como da Região Autónoma da Madeira.

“Com a edição de este ano, a Agência Espacial Portuguesa alcançou um dos seus maiores objetivos com o Astronauta por um Dia: chegar a todo o país. Teremos embaixadores espalhados por todos os distritos e regiões autónomas do país, o que ajudará a aproximar cada vez mais os jovens e as suas comunidades do espaço”, aponta Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa.

Além disso, pela primeira vez, Lisboa deixa de ser o distrito com maior representatividade no corpo de finalistas do Astronauta por um Dia: o primeiro lugar é dividido por Aveiro e Setúbal, com cinco finalistas cada. Seguem-se os distritos de Lisboa e Santarém (com quatro cada) e Porto (três).

Dos 30 finalistas selecionados, 14 são do sexo feminino e 16 do sexo masculino. Quanto à distribuição por escolaridade, 24 estão inscritos no ensino secundário e 6 frequentam o ensino básico. Para Marta Gonçalves, gestora de programas de Ciência e Educação na Agência Espacial Portuguesa, a proeminência de estudantes do ensino secundário neste conjunto “é expectável”. “É natural que a maior parte dos estudantes esteja já no 10.º e 11.º ano. São jovens que já têm uma ideia muito clara sobre as carreiras que pretendem seguir e por isso procuram experiências e oportunidades que se relacionem com as suas afinidades. O Astronauta por um Dia é um programa que os coloca sob desafios que os preparam para o seu futuro e, claro, pode ser o início de uma história no setor espacial.”

Este ano, o Astronauta por um Dia voltou a bater recordes, tendo registado o maior número de candidaturas à primeira fase, com 634 inscrições.  Os 30 finalistas da iniciativa Astronauta por Um Dia passaram por quatro fases eliminatórias, nas quais foram testadas várias competências. A primeira etapa avaliou a motivação e criatividade dos concorrentes. Para a segunda fase avançaram 250 candidatos, que viram a sua perceção espacial e interpretação postas à prova. Desses, foram selecionados 100 jovens para a terceira fase, que testou as suas aptidões físicas.

Para quarta e última fase foram selecionados 50 candidatos, cujas capacidades de comunicação foram avaliadas por um júri composto por membros da Agência Espacial Portuguesa, por Ana Noronha, diretora executiva da Ciência Viva, e Rui Agostinho, professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O voo tem partida marcada para o dia 29 de setembro, mas os 30 finalistas participarão em atividades e formações a partir do dia 26.

A iniciativa Astronauta por um Dia tem o apoio da Força Aérea Portuguesa, da Ciência Viva, da Faculdade de Ciências da Educação Psicologia da Universidade do Porto, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Missão Continente, do Continente.

Autor
Portugal Space
Data
14 de Junho, 2024