Portugal abre concurso para selecionar PME para participar em parcerias internacionais do Copernicus

A Portugal Space e o AIR Centre organizam nos próximos meses quatro eventos na África do Sul, Brasil, Cabo Verde e Nigéria com o objetivo de promover a utilização de dados de satélite e a internacionalização de PME europeias que recorrem aos dados de Copernicus nos seus negócios. Apenas as melhores PME participarão neste roadshow.

O Programa Europeu de Observação da Terra, Copernicus, fornece dados geoespaciais de acesso livre e aberto não só para a Europa, mas para todo o mundo. O programa usa imagens de satélite e dados in situ para criar produtos e serviços de valor acrescentado que podem beneficiar muitos sectores da sociedade, tais como a agricultura, silvicultura e a gestão de infraestruturas, entre muitos outros. O desenvolvimento destas competências são relevantes em muitas regiões do mundo, nomeadamente em África e na América do Sul, que ainda não tiram partido de todas as possibilidades oferecidas por este programa de classe mundial. Acresce que as Pequenas e Médias Empresas (PME) que desenvolvem aplicações a jusante (downstream) com base em dados do programa Copernicus,  deparam-se frequentemente com dificuldades para consolidar redes internacionais que lhes permitam colaborar com novos parceiros e oferecer os seus serviços a potenciais clientes internacionais.

Com o objetivo de colmatar esta lacuna, e no âmbito das atividades financiadas pelo Acordo-Quadro de Parceira para o Uso do Copernicus pelos Utilizadores dos Estados-Membros (FP-CUP*), a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, em parceria com o AIR Centre organizará nos próximos meses quatro eventos em quatro países africanos e da América do Sul para promover o uso do Programa Copernicus e a internacionalização das PME europeias que usam dados Copernicus no desenvolvimento  dos seus negócios.

Esta iniciativa pretende apoiar até 40 PME europeias (dez para cada encontro num total de quatro conferências) para participarem em eventos que terão lugar na África do Sul, Brasil, Cabo Verde e Nigéria. Para selecionar as PME que estarão presentes, a Portugal Space irá abrir quatro concursos para selecionar as empresas que receberão apoio financeiro para assistir e participar presencialmente nestes eventos.

O primeiro concurso deverá realizar-se em Setembro de 2021 e irá escolher dez PME com as propostas mais inovadoras que se foquem na África do Sul. As restantes calls irão abrir a cada três ou quatro meses durante o próximo ano.  

O roadshow irá acontecer na África do Sul, Cabo Verde, Nigéria e Brasil.

Se desejar receber mais informações relativa a estes concursos, pode inscrever-se aqui.

(*) Esta atividade é financiada pela Comissão Europeia ao abrigo do Acordo-Quadro 275/G/GRO/COPE/17/10042

 

Autor
Portugal Space
Data
9 de Agosto, 2021